Retiro - Nossa Senhora Rainha da Paz

Histórico da comunidade

Quando nasceu?
Desde os anos 80, havia celebrações no grupo do bairro, ainda não tinha igreja, mas o povo não ficava parado, manifestavam sua fé rezando o Terço, realizando festas religiosas no mês de maio, grupo de jovens, catequese e crisma.

Passado um tempo foi doado um lote de terra para a construção da igreja do bairro,pelo senhor Antonio Gomes da Silva, mais conhecido como ¨Antonio Lucas¨hoje já falecido.

O grande sonho desse senhor era ver a igreja construída, chegou até dizer que o grande sonho dele poderia não acontecer enquanto ele estivesse vivo, mas graças à Deus, o sonho dele e de muita gente foi realizado com muito esforço, trabalho dedicação.

No ano de 1984 foi formada uma diretoria para trabalhar com toda a garra para a construção da igreja, no dia 12/10/1986, fizeram uma votação e formaram uma comissão, que foi essa primeira diretoria, formada por: José Adão, José Donizeti Otávio(Pelezinho), Paulo Donizeti da Silva, Antonio Marcolino, João batista de Melo e Antonio Carlos da Silva.

Essa diretoria ficou por 02 anos, no qual coordenavam todo o movimento para a construção da igreja, a primeira coisa que fizeram, foi mutirão ajudando na construção da igreja ¨Nossa Senhora Rainha da Paz¨. Arrecadaram dinheiro através de festas realizadas,e aos poucos, foram comprando materiais e começaram levantar as paredes, o que pagou foi somente o pedreiro. As telhas foram doadas por José de Melo(José Tevino), o madeiramento e o restante de materiais, foram adquiridos pelas doações que a comunidade recebeu.

Passado um tempo, fizeram uma nova eleição, onde foram eleitos os primeiros coordenadores que foram Atílio e João Lucas. A primeira missa, foi campal celebrada em uma barraca de lona,pois a igreja estava em constução no de 1986.

Passado um tempo, fizeram uma nova eleição, onde foram eleitos os primeiros coordenadores que foram Atílio e João Lucas. A primeira missa, foi campal celebrada em uma barraca de lona,pois a igreja estava em constução no de 1986.

Faltava alguns dias para o inicio das Missões Redentoristas do ano de 1988, e o povo se juntou em mutirão, com bastante pessoas, e colocaram o madeiramento e o telhado da igreja. A missão Redentorista aconteceu com a igreja ainda em chão de terras e banquinhos de madeira emprovisado. Continuaram arrecadando fundos e terminaram a igreja no ano de 1990. A igreja fechou por dois anos, o Santíssimo foi retirado no ano de 1993 a 1995, isso aconteceu, devido um grande conflito, afastando pessoas, dividiu-se a comunidade até que fechou a igreja.

Um grupo forte e perseverante lutaram com garras, força e fé para que a igreja fosse reaberta. Isso aconteceu com a união das pessoas e poio dos padres Francisco e Guaraciba, em fim, as portas da igreja foram reabertas e com a Graça de Deus, voltou a funcionar.Esse grupo luta até hoje para a igreja ficar de pé.

Antes de acontecer as Missões Redentoristas, trabalharam nessa paróquia: Frei Francisco Duarte, Frei Ambrosio e Frei Albertino, os três juntos foram os primeiros a trabalhar nessa paróquia. Depois das missões, vieram os padres, Francisco e Guaraciba.

No ano de 1990, foi realizado na nossa comunidade, Bodas de Ouro(50 anos ) do casamento de Antonio Lucas e Constancia.

No dia 25/12/1999 foi realizado o casamento de Ademir e Aparecida, depois no dia 12/05/2000, o casamento de Solange e Adilson, e nas Missões Redentoristas, houve casamento comunitário, onde casaram-se: Rosimeire e Donizeti.

O senhor Antonio Lucas, doador do terreno para a construção da igreja, lutou muito, junto com os demais da comissão, para que essa igreja estivesse como esta hoje, e só existe pela Graça da Providencia Divina de Deus, e por que muitas pessoas lutaram, trabalharam unidos,e, voluntariamente da forma que puderam e sabiam,começou recursos individuais, festas e outros tipos de arrecadações.

Hoje temos a igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro Bom Retiro, Graças a Deus.

Quem exerceu o cargo de coordenador durante estes anos?
1º Atilio e João Lucas, 2º José Gomes, 3º Adilson Antonio da Silva, 4º Reinaldo Silva, 5º Cristina Miranda, 6º Adilson e Solange os atuais.

Quais as principais atividades da comunidade?
Celebração da Palavra, Santa Missa, Novena de Natal, Campanha da Fraternidade, Oração a Nossa Senhora todo mês de Maio, Grupo de Oração da Renovação Carismática, Catequese, Ministros da Eucarístia, Liturgia, Pastoral do canto,Pastoral do Dízimo.

Quem são os coordenadores atuais?
Adilson Antonio da Silva e Solange C R Silva.

Quais foram os fortes acontecimentos que mais marcaram a comunidade?
As Santas Missões Redentoristas em 1988, e o Terço do mês de maio, com quermece.

Quais as prioridades para o ano de 2015?
As Santas Missões Populares.

  • site-pascom.jpg