Missa em Ação de Graças pelas Comunicações

DSC 7588

Realizada na noite de sábado 27 de maio na Igreja Matriz São José em Muzambinho, a Missa em Ação de Graças pelo 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, presidida pelo Padre Leandro José de Melo e com participação dos membros da Pastoral da Comunicação da Paróquia São José.

Padre Leandro salienta que é preciso “reforçar as palavras do Papa Francisco para esta final de semana, que celebramos em toda a Igreja o Dia Mundial das Comunicações Sociais e quer recordar essa missão que todos nós temos, não é somente da Pastoral da Comunicação, mas sim todo Cristão tem o dever de comunicar a esperança e a confiança em nosso tempo”.

“No dia-a-dia, gotas de desesperança são semeadas em nossos lares, quando você liga a televisão ou o celular é um oceano de notícias ruins que vai chegando à nossa casa. E quando viemos à Igreja e abrimos a Palavra da Salvação, que é mais do que um oceano: é a Palavra de Deus que quer cair nos corações do ser humano para nos promover e nos elevar para o céu. E como iremos para o céu se nós continuarmos fazendo coisas ruins aqui na terra? Não essa palavra deve gerar já no nosso coração, lançando essas sementes do céu para que a gente já comece aqui a viver a grandeza do céu que será planificado depois da nossa passagem por este mundo”, diz Padre Leandro.

Continuando Padre Leandro salienta "então meus irmãos saiam daqui com essa convicção que nós somos chamados a comunicar a esperança onde houver desespero que eu leve a esperança, onde houver tristeza que eu leve alegria, onde houver ódio, onde houver conflito que eu leve o amor, o mestre fazei-me instrumento de vossa paz Então que nós possamos iluminados por esta palavra possamos também nos tornar comunicadores da salvação, de ensinar, deixar ser santificado por Cristo e sermos testemunhas de Cristo no dia a dia de nossas vidas."

Padre Leandro agradece publicamente a todos os membros da Pastoral da Comunicação em nossa Paróquia, “sabemos das dificuldades, o trabalho não é somente tirar foto do pessoal, como muitas pessoas pensam: comunicar é fazer chegar antes das notícias ruins do mundo, a notícia boa do Evangelho; é levar as boas notícias do que está acontecendo na nossa comunidade; é fazer ecoar, fazer com que a palavra de Deus chegue aos corações e também pelos meios de comunicação, as pessoas também sejam ensinadas. Finalizando ele reintera: muito obrigado a vocês que generosamente disponibilizam tempo para este trabalho tão rico na nossa igreja, que vocês sejam entusiasmados nas palavras da igreja a serem comunicadores da esperança e da confiança, não desanimem diante das dificuldades que a vida apresenta, mas sejam ousados em anunciar a Boa Nova, cristão não é um homem que fica parado olhando, mas é quem põe a mão na massa, então coloquem a mão na massa, seja sal e luz no mundo isso não somente para os membros da PASCOM, mas para todos nós.”

No momento do Ofertório, durante a procissão os membros da Pastoral da Comunicação trazem as ferramentas de trabalho como microfone, notebook, jornal impresso, câmeras fotográficas e rádios que junto com o pão e o vinho são oferecidos a Deus e rendem agradecimentos por tudo o que ele nos oferece.

Ao final, Cristiano Rodrigues (locutor e membro da PASCOM) lê a todos os presentes, uma carta em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Aos olhos de Deus e a serviço da Igreja, a comunicação é fundamental para levarmos o Evangelho e sermos missionários para o Reino de Deus.
Imbuídos do ânimo que o Papa Francisco contagia a todos, nós da PASCOM Pastoral da Comunicação, vimos também deixar nossa mensagem de incentivo a todos os comunicadores e anunciadores da Boa Nova de Jesus em nossa comunidade.

Graças ao progresso tecnológico, o acesso aos meios de comunicação possibilita a muitas pessoas ter conhecimento quase instantâneo das notícias e divulgá-las de forma rápida. Elas podem ser boas ou más, verdadeiras ou falsas. A mente do homem está sempre em ação, e cabe a nós decidir o material que lhe fornecemos.

Nós comunicadores sofremos a mesma tentação diante dos obstáculos e dificuldades. Quantos grupos passaram ou estão desanimados porque não encontram espaço e apoio. Viemos aqui para dizer a todos: Não desistam! Podemos correr o risco de, muitas vezes, não agirmos corretamente para comunicar Jesus Cristo e seu Evangelho. Por isso precisamos refletir, encontrar caminhos.

Desta forma, seremos capazes de ouvir o que o Senhor nos fala: Levantem, retomam a caminhada e com coragem e alegria continuem a levar a Boa Nova de Jesus, "pois ainda tens um longo caminho para percorrer”.

E para percorrermos este longo caminho em Isaías o que Deus nos proclama e que o Papa Francisco nos exorta: “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (IS 43,5)

Por Diego Augusto da Silva

  • site-pascom.jpg