Paróquia São José de Muzambinho - Matriz

Endereço da Matriz:

Avenida Dr. Américo Luz 548, Centro, Muzambinho-MG, CEP: 37890‑000, Caixa Postal 28.
Telefone: (35) 3571‑1121

Pároco: José Milton dos Reis

Nome coordenadora: Maria Helena dos Reis Riboli
Vice-coordenador: Pedro Riboli Filho.
Secretária: Daisa dos Reis Riboli Rodrigues

Cohab - São Francisco de Assis

Nome da comunidade: São Francisco de Assis
Nome da coordenadora: Maria Aparecida de Souza Felipe
Vice-coordenador: Valdenis de Faria

Dias horários da celebração da palavra: Todo Domingo, às 07h, na Capela.

Dias e horários da celebração da Santa Missa: 1º domingo do mês, às 07h.

Jardim dos Imigrantes - São Cristóvão

Nome da comunidade: São Cristóvão (Imigrantes)

Nome coordenador: José Milton da Silva

Vice-coordenador: Eduardo Piza

Dias horários da celebração da palavra: Todo sábado, às 18:20, nas casas;
Dias e horários da celebração da Santa Missa: Todo segundo sábado do mês, às 18:00h, nas casas.

Alto do Anjo - São Benedito e Santo Antônio

Histórico da comunidade

OS PRIMEIROS RELATOS SOBRE A HISTÓRIA DA CAPELA SÃO BENEDITO E SANTO ANTONIO DA DONA MARIA AUGUSTA PARISI, ELA CONTA QUE VEIO MORAR NO BAIRRO DO ALTO DO ANJO, ONDE ESTA SITUADA A CAPELA, EM 1956 E QUE EXISTIA UMA CAPELINHA MUITO VELHA, EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS. ENTÃO OS MORADORES DO BAIRRO DECIDIRAM ARRECADAR FUNDOS PARA CONSTRUIR UMA NOVA CAPELA. FIZERAM FESTAS ANIMADAS COM CATIRAS, CAIPÓS, CONGADAS DENTRE OUTROS. FOI DEMOLIDA A CAPELA ANTIGA E CONSTRUIDA NO MESMO LOCAL NO ANO DE 1964 A CAPELA SÃO BENEDITO.PAULO NORBERTO CONTA-SE QUE FREI CONSTANCIO USOU O AUTOMÓVEL JEEP DA PARÓQUIA PARA AJUDAR NA DEMOLIÇÃO DA CAPELA QUE EXISTIA NO LOCAL. DIZEM QUE ELE AMARRAVA UMA CORDA NAS PAREDES E A PRENDIA NO JEEP, E PUXAVA ATÉ DERRUBÁ-LAS.

DONA MARIA PARISI RELATA QUE UM SENHOR NEGRO, QUE TINHA SIDO ESCRAVO, CHAMADO EUGENIO E ERA MUITO DEVOTO DE SÃO BENEDITO, CUIDAVA DA ANTIGA CAPELINHA, E QUE NO MÊS DE MAIO ELE REZAVA O TERÇO E SEMPRE TRAZIA CONGADAS, CAIPÓS.

OUTROS MEMBROS DACOMUNIADE CONTAM QUE SE LEMBRAM DA ÉPOCA QUE HAVIA A REZA DO TERÇO TODOS OS DIA\S NO MÊS DE MAIO E QUE A CAPELA FICAVA CHEIA.

EM 1989 ACONTECERAM AS MISSÕES REDENTORISTAS, QUANDO A CIDADE FOI DIVIDIDA EM COMUNIDADES E SUBDIVIDIA EM SETORES. A PARTIR DAÍ DETERMINOU QUE ERA NECESSÁRIO UM COORDENADOR PARA CADA COMUNIDADE. O PRIMEIRO TRABALHO DE COORDENAÇÃO FICOU A CARGO DO Sr.ANTONIO JOSÉ DE CARVALHO E NO ANO SEGUINTE, EM JANEIRO DE 1990, MARIA APARECIDA SILVA, QUE DISPUTAVA O CARGO COM MAIS DOPIS CANDIDATOS, FOI ELEITA A NOVA COORDENADORA DA COMUNIDADE, FICANDO ATÉ JANEIRO DE 1993. NESSA OCASIÃO APENAS UM CANDIDATO SE APRESENTOU PARA O CARGO DE COORDENADOR, O Sr. FRANCISCO MALAQUIAS, QUE PERMANECEU COMO COORDENADOR ATÉ O ANO DE 1995. DEPOIS DISSO DEVIDO AS DIFICULDADES DE ENCONTRAR UMA PESSOA SÓ PARA ASSUMIR O CARGO, UM GRUPO DE QUATRO PESSOAS ASSUMIRAM JUNTOS A COORDENAÇÃO, SÃO ELES: WALTER MARTINS, MARCO ANDRÉ BÓCOLI, JOÃO EASÚ DOS SANTOS E LAUDICES GOULART DOS REIS. ESSE GRUPO FICOU ATÉ O FINAL DE 1996.

EM JANEIRO DE 1997 FÁBIO DAVID BÓCOLI ASSUMIU A COORDENAÇÃO PERMANECENDO NO CARGO ATÉ DEZEMBRO DE 1999. EM 1997, POR DECISÃO DO PADRE FRANCISCO E PADRE GUARACIBA FOI INTRODUZIDO UM NOVO PADROEIRO, O SANTO ANTONIO. NO ANO DE 1999 ACONTECERAM TAMBÉM A SANTAS MISSÕES POPULARES NA COMUNIDADE.

EM JANEIRO DE 2000,A SENHORA REGINA HELENA DE OLIVEIRA PASSA A SER A NOVA COORDENADORA DA COMUNIDADE ATÉ O ANO DE 2002.

EM 2002, A SENHORA JACIRA ALMEIDA ASSUME A COORDENAÇÃO E CONTINUA SEUS TRABALHOS ATÉ 2004. A PARTIR DAÍ DONIZETTE BOTELHO TOMA POSSE DE COORDENADOR DA COMUNIDADE E PAERMANECE ATÉ O ANO DE 2011. EM NOVEMBRO DE 2011,SENHORA CECÍLIA INÊS CASAGRANDE BÓCOLI PASSA A SER A NOVA COORDENADORA DA COMUNIDADE, NA QUAL PERMANECE ATÉ OS DIAS DE HOJE.

AO LONGO DESSES ANOS A CAPELA PASSOU POR VÁRIAS REFORMAS COMO TROCA DE TELHADO, FORRO, AQUISIÇÃO DE BANCOS E OBRAS DE MANUTENÇÃO COMO PINTURAS E OUTROS. SEMPRE ERAM REALIZADAS FESTAS MUITO ANIMADAS PARA ARRECADAR RECURSOS. AS BARRACAS ERAM FEITAS CO MUITAS DIFICULDAES, DE BAMBU E LONA, PORÉM EXISTIA UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS DISPOSTAS A DOAREM SEUS SERVIÇOS PARA QUE ESSAS FESTAS ACONTECESSEM.

A CATEQUESE DA COMUNIDADE SEMPRE FOI CONSIDERADA MODELO, DEVIDO AO BOM TRABALHO DE COORDENADORES E CATEQUISTAS.

ALGUMAS PESSOAS DA COMUNIDADE CONTAM QUE NA DÉCADA DE 90, HAVIA TAMBEM UM GRUPO DE JOVENS MUITO ANIMADOS QUE ORGANIZAVAM TEATROS DENTRE OUTROS.

HOJE A COMUNIDADE CONTA COM EQUIPE DE LITURGIA, CANTO, DÍZIMO, MECEs, CRISMA, CATEQUESE, PASTORAL DA CRIANÇA, MEMBROS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO, MEMBROS DA PASTORAL DA ESPERANÇA, ZELADORAS DA MÃE RAINHA E VICENTINOS.

NESTE ANO DE 2015 PRETENDE-SE DAR CONTINUIDADE AO TRABALHO JÁ EXISTENTE E TENTAR CORRIGIR FALHAS E ERROS QUE POSSAM ESTAR IMPEDINDO O CRESCIMENTO. PRETENDE-SE TAMBÉM APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS DOS AGENTES DE PASTORAIS SOBRE A NOSSA IGREJA, PROMOVENDO ESTUDOS EM GRUPO SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS PRÁTICOS, POIS, PERCEBE-SE QUE EXISTE UMA GRANDE CARENCIA NESTE SENTIDO.

Barra Funda - Santa Rita e Santo Expedito

Nome da comunidade: Santa Rita e Santo Expedito

Endereço da comunidade: Rua Pedro Amore, nº03, Barra Funda.

Nome coordenador: Magda Helena Pacheco Justino

Vice-coordenador: Fábio Henrique Augusto

Dias horários da celebração da palavra: Todo domigo, às 07:00h, na capela.

Dias e horários da celebração da Santa Missa: Mensalmente, às 07:00h, na capela.

Grupo de oração da RCC todo sábado, na capela, às 19:30h.

Jardim Altamira - Santa Maria Da Rosa Mística

HISTÓRICO DA COMUNIDADE

A nossa comunidade surgiu através dos Círculos Bíblicos, que se iniciou em 1985 (mil novecentos e oitenta e cinco ) período em que o encarregado da direção espiritual e da administração da paróquia de São José era o Frei Francisco, da ordem dos franciscanos. Esse grupo reunia-se para estudar os Evangelhos de Mateus e rezar o terço nas casas de famílias da comunidade. Grupo coordenado pelo Donizete e a Cássia.

Em 1987 (mil novecentos e oitenta e sete) assumiu a paróquia de São José os padres Francisco dos Santos (Pároco) e Guaraciba Lopes de Oliveira Junior( vigário Paroquial) ,e já no ano de 1989 trouxeram as Santas Missões Redentoristas para o município. O que incentivou e organizou as comunidades.A nossa Igreja-comunidade recebeu o nome de “SANTA MARIA DA ROSA MÍSTICA”, por sugestão do Padre Guaraciba. Para que as celebrações pudessem acontecer, moradores do bairro sediam suas casas. Ficando pequeno o espaço nas casas, o Senhor João da Silva( mais conhecido como João do tijolo) emprestou um barracão para que as reuniões e as celebrações das Santas Missões pudessem acontecer.

foto 1 foto 1

Para ajudar na organização das comunidades, a Paróquia de SÃO JOSÉ contou com a colaboração das irmãs Inês e Jacinta, que residiram aqui no município por um longo período. Elas faziam reuniões periódicas para formar lideranças.

O primeiro coordenador geral da comunidade já instituída foi o DONIZETE SANDI DE RESENDE. Com o crescimento da comunidade e a necessidade de construir a capela de Rosa Mística, Padre Francisco e Padre Guaraciba conseguiram do Sr. João Carlos Ribeiro e Sra. Ieda Gonçalves Ribeiro a doação de um terreno , situado na Rua Joaquim Virgílio de Macedo, nº 279, Jardim Altamira, para a construção da capela.. No ano de 1991, através de doações, rifas e festas, .... Começou a construção da Capela.

A Imagem de madeira da Santa Maria da Rosa Mística ( medindo 95 cm de altura por 25cm de largura) veio de Fontanelle de Montichiari na Itália, trazida pelo Padre José SazamiKumugawa,em 1992. Padre José foi um missionário que viajou todo o Brasil divulgando a devoção a Nossa Senhora da Rosa Mística.

foto 1

Como a Igreja ainda não estava pronta, estava faltando vidros e porta, a imagem ficou na Casa de José Lucio e Cleonice até o ano de 1994.

foto 1

No ano de 1995 foi construída a torre. Em 2003/2004 foi adquirido do Sr. João Carlos Ribeiro mais 3 metros de um terreno, no fundo da igreja, onde deveria ser construído um salão para reuniões e eventos. Em julho de 2014, por iniciativa do padre José Milton (pároco da paróquia) e padre Célio ( vigário paroquial), a igreja da comunidade Rosa Mística , entrou em reforma, projeto de ampliação do espaço. Estando até a presente data em reforma.

A COORDENAÇÃO DA COMUNIDADE

DONIZETE SANDI DE REZENDE E ROMUALDA DE CÁSSIA DIAS REZENDE( 1988 -1992)

foto 1

ANTONIO CARLOS DE LIMA ( 1992-1994)

foto 1

JOSÉ LUCIO DE MELO E CLEONICE DE ALMEIDA MELO ( 1995-1999)

foto 1

FÁTIMA DINI E ALMIRA BARBOSA VIEIRA ( 2000- 2004)

foto 1 foto 1

ROSÁRIA DO PRADO ( 2005-2009)

foto 1

DONIZETE SANDI DE REZENDE e CÁSSIA : ( 2009- 2010)

foto 1

SERGIO E SUA FILHA BRUNA. ( 2011- 2013)

foto 1

ATUALMENTE ESTÁ NA COORDENAÇÃO CLEONICE DE ALMEIDA DE MELO.

Brejo Alegre - Santa Edwiges

Nome da comunidade: Santa Edwiges
Endereço da comunidade: Rua Lidolfo Coimbra, nº560, Bairro: Brejo Alegre.

Nome coordenador: Maria de Fátima Eugenio

Vice-coordenador: Ana Maria de Magalhães

Secretário(a): Donizetti Morais (Zetti)
Dias horários da celebração da palavra: Todo sábado, as 17:00h;
Dias e horários da celebração da Santa Missa: Mensalmente, no sábado, as 17:00h.

Vila Socialista - Sagrados Corações e Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Nome da comunidade: Sagrados Corações e Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Endereço da comunidade: Jucelino Kubstchek de Oliveira , nº81, Vila Socialista
Nome coordenador: Marilúcia Eugênio Gonçalves T

Vice-coordenador: João Lino

Secretário(a): Patrícia Correa

Dias horários da celebração da palavra: Todo domingo, às 09:00h, no salão da comunidade.
Dias e horários da celebração da Santa Missa: Todo 3º Domingo do mês, às 07:00h, no salão da comunidade.

Centro - Nossa Senhora Aparecida

Histórico da comunidade

Quando nasceu?

No dia 07 de setembro de 1992 é colocada a pedra fundamental no local onde está construída a atual Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no entanto, o acontecimento está documentado como “Acta de lançamento da pedra fundamental da Igreja do Rosário”,no livro de ata da prefeitura, pagina 04, pelo Exmo. Sr. Coronél Aristides Coimbra, construída em uma área de 357m quadrados, em terreno doado pela prefeitura municipal de Muzambinho, durante a gestão do Sr. José Januário de Magalhães, conforme requerimento apresentado por uma comissão construtora da igreja, chefiada pelo Sr. Lindolfo Coimbra em 20 de agosto de 1931. O Jovem Lindolfo Coimbra adoeceu e em sua doença fez promessa para Nossa Senhora Aparecida, que se ele sarasse, mandaria construir uma igreja em sua homenagem. Então quando ele recuperou a saúde, procurou os fazendeiros e a população local para arrecadar meios para a construção da igreja, que demorou em torno de vinte anos para ser construída, a igreja continua com as mesmas características originais.

De acordo com o livro do Tombo da paróquia, 1º livro do ano de 1938, na página 10, o vigário da paróquia, Frei Querubin (Frei Cherubin Breaumelhg O.F.M),relata sua ofensiva em prol da construção da capela “consta a emissão de duas mil apólices,em empréstimos sem juros e sem prazo, onde os Srs. Orozimbo Costa e Lindolfo Coimbra, assumiram a ação junto com o vigário. O vigário contratou o empreiteiro e mão de obra de todo o serviço, por dentro e por fora, pela soma de 400 Réis, no entanto, nas apólices foram colocadas apenas 250 Réis, depois de uma semana, foi necessário parar os trabalhos por falta de dinheiro. O construtor da capela, José Augustinho, vindo de Belo Horizonte e o empreitero Benedito Bedeu, filho de Geraldo Bedeu, e seu auxiliar Luiz Goulart da Silva.

Frei Florentino foi quem iniciou a construção da capela em 1932 e 1934, e foi Ferdinando Montanari quem começou a construção, depois passou para Benedito Leocádio. Um italiano Leôncio Pelloso morava em Guaxupé que fez o desenho. Como levou muitos anos a construção, trabalharam vários pedreiros, serventes, pintores. Com o senhor Emenergildo trabalharam: Américo Montanari, Benedito Leocádio, Willian Pioli, Luiz Scafella, Antonio Tristão.

Em 1942, criou-se uma comissão permanente encarregada de obter recursos financeiros para as obras sendo estabelecidas, por Frei Querumbin e pelos senhores Sebastião Araci Pereira, José de Luna Botelho, Antonio Inacarato, José Antonio da Silva, Galdino Araujo, Jovinio Machado, Armando Vieira e Tomaz Gaspar.

Entre os dias 18 e 26 de setembro de 1943, foi realizada festa para terminar a construção da igreja, a festa era composta de Missas, concursos, leilões... Foram realizadas muitas festas para o término das obras. De 8 a 15 de agosto de 1945, é feita a ultima festa antes da inauguração que ocorre em 08 de dezembro 1945, o povo fez doações das imagens ,Nossa Senhora Aparecida foi doada por Calimério José Cerávolo em 30 de julho de 1947. Ambos vindos da França em 1948/1949, casal Domingos Mazili e senhora (na época o vigário era Frei Rafaél).Os Vitrax foram feitos em São Paulo, pelo Russo Conrado Sorgenichit.

Quem exerceu o cargo de coordenadores estes anos?

A primeira zeladora da capela foi a senhorita Candida Rubina de Oliveira, pessoa que dedicou sua vida para servir as pessoas doentes, pois era ótima enfermeira, e também servia muito á Deus, zelando pela capela com muito amor. Foi substituída por Dona Geralda Riboli. Participaram também Adelaide, D.zilda Bueno, Antonia de lima, Lourdes Casagrande, Jacira e Regina Casagrande, Dinair e Célia Abdala, Cesária e Iris Correia e Regina Reis, Maria dos Reis e Maria Aparecida Magalhães Prado.

Os momentos mais fortes e acontecimentos que mais marcaram a comunidade ou o grupo?

Semana Santa em nossa capela com a Vigília,k Coral, Adoração do Santíssimo, Primeira Comunhão, Celebração de três casamentos, Terço dos homens e da Divina Misericórdia e também o Terço de Nossa Senhora Aparecida, livro dos devotos para arrecadar dinheiro para a reforma, liberação da reforma pelos órgãos competentes, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Início da reforma, almoço de Nossa Senhora Aparecida.

Quem são os coordenadores da comunidade atualmente?

Maria Aparecida dos Reis Salomão e Maria Aparecida Magalhães Prado.

Quais são as principais atividades da comunidade?

Catequese, canto, liturgia, Crisma, Movimento Divina Misericórdia, Zeladoras da casa da Mãe ou seja equipe de limpeza, Terço dos Homens, toda segunda-feira Terço de Nossa Senhora Aparecida, Toda terça-feira Plantão de Oração da RCC, Movimento da Mãe Rainha.

Quais as prioridades para o ano de 2015?

  • Terminar a reforma da igreja;
  • Manter a comunidade unida e em atividade;
  • Fazer eventos para angariar fundos para a reforma;
  • Formar equipe de Liturgia;
  • Coordenadores de reflexão com maior participação de todos;
  • Catequese para novos com curso;
  • banner1-1000X120.jpg
  • banner3-1000X120.jpg
  • banner_1000X120_São_Francisco.jpg