Missa em Ação de Graças pelos Jovens do TLC

DSC 9944

No dia 23 de julho, foi celebrado na Igreja Matriz São José – Muzambinho, a missa do 16º Domingo do Tempo Comum: A misericórdia de Deus transforma o joio em trigo. “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora” (Mateus 13,24-25). De maneira especial em Ação de Graças pelos Jovens que participaram do IV Encontro do TLC (Treinamento de Liderança Cristã) de Muzambinho.

Padre Milton inicia a homilia relembrando a frase de Jesus Cristo aos discípulos: “Ninguém vem a mim se o Pai que esta nos céus não tocar o seu coração”. Por isso estar presente na Eucaristia é motivo de alegria, não é um acaso e de alguma forma Deus tocou nosso coração e nos atraiu a ele, por que quer nos conduzir a vida, nos fortalecer nos amparar. João Paulo I dizia que Deus é caridoso, providente está sempre por perto, amando os filhos e protegendo-os. Deus nos chama a vida, colocou em nosso coração a capacidade de amar, de ser feliz e crescer sempre mais para o amor e a paz, mas o Demônio quer nos afastar de Deus.

Jesus em sua parábola nos conta que o homem semeou o trigo e veio depois o demônio e semeou o joio, assim Jesus nos revela que Deus sempre quer nosso bem, mas o demônio quer nos afastar, é preciso no dia a dia, saber compreender e discernir nossas atitudes, nosso jeito de viver, para que de fato seja um chamado de Deus para a vida, salienta Padre Milton.

Deus nos quer felizes, participantes do seu reino de amor, mas será que eu quero? Eu quero de fato ser feliz e me esforço para isso? Jesus nos revela que somente o amor nos fará verdadeiramente felizes e às vezes nossas atitudes contradizem o chamado de Deus, muitas vezes criamos outros deuses em nossas vidas e que de fato possa me fazer feliz. No dia a dia tenho me esforçado em promover a paz, em viver a experiência de amar e ser amado e fazer o que Deus quer de mim? No mundo de hoje tão materialista, individualista e egoísta, muitas vezes nos perdemos e o homem acaba criando outros deuses e acreditando que o dinheiro e o poder podem trazer a felicidade, é claro que são importantes, mas não tem valor é preciso saber se meus gestos e minhas atitudes, meus comportamentos me fazem seguir ao Reino de Deus. Diante nossas fraquezas e infidelidades, Deus não nos deixa só, ele nos acompanha, vem ao nosso socorro, quer nos amparar e fortalecer e nos conduzir a vida.

Nestes dias, estes jovens se reuniram para refletir e compreender quem é Jesus e seus valores no Reino de Deus e de que maneira possamos dar testemunhos de que Jesus é o Senhor, com que palavras, atitudes e gestos podermos cada dia ser fiéis no seguimento de Jesus em busca da santidade ou na participação do reino de Deus. Queremos então nessa celebração pedir a Jesus que nos dê do seu Espírito Santo, Espírito de fortaleza, Espírito de sabedoria e temor de Deus para que no dia a dia possamos compreender o que é bom e o que é mal, sermos fiel às vontades de Deus e tenhamos a vida plena e possamos conquistar a verdadeira felicidade e a paz enquanto caminhamos nesse mundo e amanhã ou depois a vida eterna nos céus. Diante tanta dor e sofrimento no mundo de hoje, pedimos a Jesus que venha iluminar e abençoar estes jovens para que seja fermento na massa, ajudando outros jovens e suas famílias para voltar o coração a Jesus, são lideres cristãos que se dispuseram a seguir Jesus e querem transformar este mundo para melhor. Que Jesus os abençoe e iluminem seus passos, que os façam perseverantes no amor e instrumentos de paz e justiça no mundo em que nós vivemos. Que Jesus abençoe a cada um de nós e arranque de nossos corações e nossa alma tudo o que é mal e nos faça crescer para o bem e para a santidade para o amor de Deus. Que possamos a cada dia viver segundo a vontade de Deus e amanhã ou depois terminado nossos dias nesse mundo, voltarmos a Casa do Pai.

Ao final da Celebração, Rafael Cetti, que faz parte da Coordenação do TLC, lê a seguinte carta de agradecimento: “Agradecemos primeiramente a Deus e a Nossa Senhora de Guadalupe que nos possibilitou realizar o encontro com muito amor e carinho e nos deu forças para vencer todos os obstáculos na realização do encontro. É com o coração transbordando de alegria que encerramos mais um TLC que teve como tema “Deus os chamou a fim de formarem um só corpo”. Foram 3 dias de muita oração, trabalho, choro, alegria, no entanto pouquíssimas horas de sono. Em nome da coordenação, gostaria de agradecer a cada um que deixou seus afazeres para nos ajudar na realização do encontro. Aos TLcistas das cidades de Juruaia, São Pedro da União, S.S. do Paraíso, Cabo Verde, Alterosa, Nova Resende, Alfenas, Areado, Bom Jesus da Penha, Guaxupé, nosso muito obrigado. Gratidão aos casais do ECC que preparam as refeições com tanto carinho, a PASCOM pela divulgação, aos comerciantes que com suas doações possibilitaram a realização do porco a paraguaia que gerou toda a verba necessária para o encontro. Agradecemos também ao Instituto Federal do Sul De Minas Gerais Campus Muzambinho, ao CECAES, Prefeitura Municipal de Muzambinho, a Direção do Colégio Liceu, a FAET, a Casa de Materiais de Construção São Bento, D. LIA decorações, Maicon pelo som,a  Policia Militar, a Secretaria Paroquial. Gratidão maior aos nossos Padres José Milton e Leandro pelo apoio incondicional ao nosso encontro, que Deus Pai na sua infinita misericórdia vos abençoe, ilumine e derrame bênçãos na vida de todos.”

Por Diego Augusto da Silva

  • site-pascom.jpg