MECE's se reúnem para formação

DSC 2900Os MECE’S, Ministros Extraordinários da Eucaristia, da paróquia se reuniram no último sábado 04 de março, no Salão Paroquial para um encontro de formação e aprofundamento, para refletir sobre os sacramentos e como estão ligados ao seu ministério. Quem esteve com eles foi padre Leandro José de Melo.

De acordo com o padre, o sacramento do batismo, eucaristia e crisma são os sacramentos de iniciação da vida cristã. No batismo somos conduzidos pela fé de nossos pais, somos banhados e revestidos de Cristo nos tornando filhos de Deus. Na eucaristia recebemos Jesus.
“O sacramento da eucaristia é chamado de sacramento dos sacramento porque é o próprio Cristo. Até o Padre que é instrumento se curva diante da eucaristia que é o próprio Cristo, e é isso que nos diferencia das outras religiões, cremos que Cristo está ali presente. Já com o sacramento da Crisma fomos guiados com maturidade e consciência a sermos soldados de Cristo. Devemos dar nosso testemunho na sociedade que somos cristãos”, explica.

Segundo ele a igreja não se cansa de fazer os sacramentos que são canais para conseguirmos as graças. Nesse sentido temos também os sacramentos de cura ou medicinais, que são os da reconciliação e unção dos enfermos, este conhecido antigamente como “extrema unção”, porque era aplicado no extremo da vida, quase na hora da morte. Após a realização do concílio do vaticano II, a igreja mudou para unção dos enfermos que é um sacramento onde a pessoa recebe graça e cura. Cura da saúde, dos pecados e força para superar todas as dores. Esse é reduzido a pessoas com idade mais avançada e também aos doentes. Quando a pessoa que vai receber esse sacramento está em consciente, deve receber antes o sacramento da Penitência que faz com que se faça um exame de consciência a partir dos mandamentos, peça perdão dos pecados e após recebe-se o sacramento da unção dos enfermos. No caso de estar inconsciente, faz-se o da unção somente, por isso a necessidade de se fazer antes da pessoa ficar inconsciente.

“Também, temos ainda os sacramentos da ordem e matrimônio, esses sacramentos são dos serviços. Quando recebemos eles é porque reconhecemos e temos o discernimento que fomos chamados ao serviço, seja ele como religioso ou de se assumir uma família no plano de Deus. No sacramento da ordem como no batismo e crisma imprime-se, o “caráter”, que é uma vez padre sempre padre, mesmo que seja dispensado continuará sendo um padre. Da mesma forma é para o batizado, uma vez batizado sempre batizado e filho de Deus, bem como a Crisma. As escolhas são de cada um, menos no batismo que somos conduzidos pela fé de nossos pais, mas é condição para sermos cristãos e filhos de Deus. O matrimônio não imprime “caráter”, pois é até que a morte os separe. A igreja não permite o divórcio, salvo em alguns casos como impedimentos pré-existentes, dupla personalidade ou algum risco comprovado para um dos conjugues”, acrescenta padre Leandro.

Finalizando, ele disse que todo sacramento tem um efeito, onde o batismo incorpora a Cristo, a Eucaristia comunga Cristo, Crisma fortalece no Espírito Santo. A reconciliação redime dos pecados, juntamente com a unção dos enfermos, com a aproximação de Cristo, é onde se aprende a viver com a dor, a cuidar da vida, e também o amor ao próximo, pois, são momentos como esses de dor é que se vê a necessidade do próximo. A ordem e matrimônio, são serviços que nos sentimos chamados a servir a Deus no seu plano.

Por Vânia Abdala

  • banner1-1000X120.jpg
  • banner3-1000X120.jpg
  • banner_1000X120_São_Francisco.jpg