Jardim Altamira - Santa Maria Da Rosa Mística

HISTÓRICO DA COMUNIDADE

A nossa comunidade surgiu através dos Círculos Bíblicos, que se iniciou em 1985 (mil novecentos e oitenta e cinco ) período em que o encarregado da direção espiritual e da administração da paróquia de São José era o Frei Francisco, da ordem dos franciscanos. Esse grupo reunia-se para estudar os Evangelhos de Mateus e rezar o terço nas casas de famílias da comunidade. Grupo coordenado pelo Donizete e a Cássia.

Em 1987 (mil novecentos e oitenta e sete) assumiu a paróquia de São José os padres Francisco dos Santos (Pároco) e Guaraciba Lopes de Oliveira Junior( vigário Paroquial) ,e já no ano de 1989 trouxeram as Santas Missões Redentoristas para o município. O que incentivou e organizou as comunidades.A nossa Igreja-comunidade recebeu o nome de “SANTA MARIA DA ROSA MÍSTICA”, por sugestão do Padre Guaraciba. Para que as celebrações pudessem acontecer, moradores do bairro sediam suas casas. Ficando pequeno o espaço nas casas, o Senhor João da Silva( mais conhecido como João do tijolo) emprestou um barracão para que as reuniões e as celebrações das Santas Missões pudessem acontecer.

foto 1 foto 1

Para ajudar na organização das comunidades, a Paróquia de SÃO JOSÉ contou com a colaboração das irmãs Inês e Jacinta, que residiram aqui no município por um longo período. Elas faziam reuniões periódicas para formar lideranças.

O primeiro coordenador geral da comunidade já instituída foi o DONIZETE SANDI DE RESENDE. Com o crescimento da comunidade e a necessidade de construir a capela de Rosa Mística, Padre Francisco e Padre Guaraciba conseguiram do Sr. João Carlos Ribeiro e Sra. Ieda Gonçalves Ribeiro a doação de um terreno , situado na Rua Joaquim Virgílio de Macedo, nº 279, Jardim Altamira, para a construção da capela.. No ano de 1991, através de doações, rifas e festas, .... Começou a construção da Capela.

A Imagem de madeira da Santa Maria da Rosa Mística ( medindo 95 cm de altura por 25cm de largura) veio de Fontanelle de Montichiari na Itália, trazida pelo Padre José SazamiKumugawa,em 1992. Padre José foi um missionário que viajou todo o Brasil divulgando a devoção a Nossa Senhora da Rosa Mística.

foto 1

Como a Igreja ainda não estava pronta, estava faltando vidros e porta, a imagem ficou na Casa de José Lucio e Cleonice até o ano de 1994.

foto 1

No ano de 1995 foi construída a torre. Em 2003/2004 foi adquirido do Sr. João Carlos Ribeiro mais 3 metros de um terreno, no fundo da igreja, onde deveria ser construído um salão para reuniões e eventos. Em julho de 2014, por iniciativa do padre José Milton (pároco da paróquia) e padre Célio ( vigário paroquial), a igreja da comunidade Rosa Mística , entrou em reforma, projeto de ampliação do espaço. Estando até a presente data em reforma.

A COORDENAÇÃO DA COMUNIDADE

DONIZETE SANDI DE REZENDE E ROMUALDA DE CÁSSIA DIAS REZENDE( 1988 -1992)

foto 1

ANTONIO CARLOS DE LIMA ( 1992-1994)

foto 1

JOSÉ LUCIO DE MELO E CLEONICE DE ALMEIDA MELO ( 1995-1999)

foto 1

FÁTIMA DINI E ALMIRA BARBOSA VIEIRA ( 2000- 2004)

foto 1 foto 1

ROSÁRIA DO PRADO ( 2005-2009)

foto 1

DONIZETE SANDI DE REZENDE e CÁSSIA : ( 2009- 2010)

foto 1

SERGIO E SUA FILHA BRUNA. ( 2011- 2013)

foto 1

ATUALMENTE ESTÁ NA COORDENAÇÃO CLEONICE DE ALMEIDA DE MELO.

  • site-pascom.jpg