Seminários dos Dons na comunidade Santa Rita

dons 56

Membros da Renovação Carismática Católica se reúnem para estudar/refletir sobre os dons do Espírito Santo.

Aconteceu dos dias 12 a 17 de outubro na capela Santa Rita, Barra Funda em Muzambinho, o que denominamos: seminário no Espírito Santo. Foram momentos de Estudo, reflexão, partilha e oração com objetivo de capacitar os servos para maior fidelidade à missão de Evangelizar no mundo de hoje e de maneira especial em nossa Paróquia, São José Muzambinho.

Na segunda feira, Fernanda Nunes da cidade de Arceburgo, discorreu sobre o Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele – o Espírito Santo- foi dado por Jesus a todos aqueles que responderam ao seu chamado para ser seus discípulos anunciadores da Boa Nova. Ele que conduz, aconselha, consola, fortalece e capacita os discípulos de Jesus para serem portadores da Boa Nova do Reino de Deus. Para viverem em comunhão com Deus, crescendo em santidade. Devemos invocar sempre sua presença e proteção.

Na Terça feira, José Claudio da cidade de Guaxupé falou sobre os dons da Sabedoria, do Entendimento, do Conselho e da Ciência que nos capacita para compreender e discernir a vontade de Deus. Estes dons desperta em nossos corações o desejo de ser Santo. São Dons que orienta e conduz no caminho da santidade, à participação do Reino de Deus.

Na Quarta feira, Valdemir da cidade de Guaxupé, falou sobre os dons da Piedade, da Fortaleza e do temor de Deus. São dons que nos ajudam a estar sempre abertos à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria. Se Deus sempre vem em nosso socorro; devemos também socorrer aqueles que precisam de nós, compreendendo suas necessidades acolhendo e perdoando. São dons que nos faz corajosos, destemidos diante da maldade do mundo e dos desafios da missão. Sempre submisso à vontade de Deus. Afasta-nos de tudo aquilo que possa desagradar a Deus.

Na quinta-feira, Agnaldo de Oliveira, coordenador do grupo de oração da comunidade São Francisco falou sobre a Efusão no Espírito Santo. Experiência de profunda comunhão com Deus que refaz as forças reanima e conduz aquele que quer estar com Jesus. Esta experiência se dá através da oração profunda.

Na sexta-feira, André Luiz Rezende, falou sobre: Dom do discernimento dos espíritos. É o dom ou capacidade do discípulo de Jesus de discernir o que é vontade divina, o que é vontade humana ou demoníaca. Este dom, vamos adquirindo através do estudo da sagrada Escritura, do estudo da vida dos Santos e da oração.

No sábado, José da cidade de Guaranésia recordou a importância e necessidade do Dom de Ciência e Sabedoria para compreendermos melhor o mundo em que vivemos com seus desafios e a vontade de Deus. Marcos da cidade de Guaxupé falou sobre o dom de profecia. A necessidade de apontar os caminhos que leva a Deus e denunciar o caminho as atitudes que afastam de Deus. Paulo Lopes falou sobre o dom de rezar línguas e de interpretar, experiência que leva a pessoa a uma comunhão profunda com Deus.

Aqueles que participaram destes encontros dão testemunho que foi uma experiência muito rica.

 

  • site-pascom.jpg