Semana Missionária teve início com Missa de Envio dos Missionários

DSC 4859No sábado (03) de novembro, teve início na Paróquia São José de Muzambinho a Semana Missionária com realização de visitas nas casas, momentos de oração e confissões.

Nesse ano de 2018, a Paróquia preparou uma programação um pouco diferente do que vinha acontecendo nos anos anteriores. Será de 03 a 8 de novembro na comunidade dos Sagrados Corações, envolvendo os bairros Vila Socialista, Novo Horizonte e Parque da Colina. A Programação contou nos dias, 03 e 04 com a participação dos missionários para fazer as visitas nas casas e entrega de convites. Na Segunda, terça e quarta, teremos, reza do Terço Mariano, Momento de reflexão através de uma passagem do Evangelho e celebração da Santa Cruz, também nas casas. Na quinta feira será realizada uma procissão com destino ao local onde será construída a Capela, no Parque da Colina e em seguida acontecerá a celebração da Santa Missa, caso esteja chovendo será na Matriz. Também terá atendimento de confissões de segunda a quinta das 17h30 às 18h30, na Capela Sagrados Corações, na Vila Socialista. Nos dias 09 e 10, sexta e sábado em todas as comunidades da Paróquia estarão acontecendo momentos de oração em diversos horários. Na Matriz, nesses dois dias terá missa as 06h e 19h e também, Oração do Ângelus, às 12h, Consagração a Nossa Senhora Aparecida às 15h e Reza do Terço, às 18h. No domingo teremos o encerramento da Semana Missionária às 19h, na Matriz.

Segundo o Pároco, Padre José Milton dos Reis, a preparação para a Semana Missionária teve início já alguns meses com a preparação dos missionários para realização do Censo Religioso e formação para a Semana Missionária. O Censo teve o objetivo de conhecer a fundo a realidade da comunidade, onde através das diversas perguntas realizadas pelos missionários, a Paróquia pode diagnosticar quantas famílias são católicas, se os casais receberam o Sacramento do Matrimônio, se os filhos receberam o Sacramento do Batismo, tem receberam a Primeira Eucaristia e outras necessidades. Com base nessas informações foi realizado um estudo, as ruas foram divididas em setores para que através dos grupos formados pudesse acontecer a Semana Missionária de forma intensa, trazendo realmente todos os que estão afastados ou se sintam excluídos a voltarem para a Igreja e consequentemente ao seguimento do Evangelho de Cristo, para alcançarem a verdadeira felicidade que só Nele encontramos.

“A Semana Missionária não para por aí, ela tem o objetivo de ser permanente, pois de domingo para frente, um grupo de missionários acompanhará o Setor por um período para dar apoio a continuação do Projeto Missionário, que terá reunião uma vez por semana. Nesse período serão escolhidos novos representantes do próprio Setor para continuarem a Missão Permanente”, explica o Padre.

Padre José Milton comenta ainda que após essa etapa os missionários iniciarão nova missão para fazer o mesmo trabalho, ou seja, a realização do Censo Religioso até o acompanhamento dos grupos de setor em outra comunidade até o projeto ter atingido todas as comunidades urbanas. Nas comunidades Rurais a realização da Semana Missionária já vem acontecendo da mesma forma.

Em sua homilia durante a Missa de Envio, Padre José Milton refletiu que ser missionário é seguir Jesus e por se a caminho como Maria. Ouvimos o apelo de nosso Bispo Dom José Lanza e queremos ser fiéis como foram os primeiros Apóstolos e Cristãos. Vimos que Jesus voltando para o Pai faz um pedido aos Apóstolos “Vão e anunciem todos a Boa Nova, vão e façam todos discípulos meus e eis que estarei convosco todos os dias”.

“Hoje estamos fazendo o que Jesus pediu e devemos ser fiéis a Ele que deu sua vida por nós. Às vezes pensamos assim, é tão difícil, vai dar tanto trabalho, mas o que Jesus enfrentou por nós foi muito mais para nos levar até o céu. Por mais sacrifícios que possamos fazer nem se compara ao que Jesus fez por cada um de nós. Muitos ainda não correspondem ao seu chamado por isso, Ele nos convida e envia de casa em casa para visitar as famílias para levar a mensagem da Boa Nova. Ele ó Senhor da vida e com Ele seremos capazes de viver, ser feliz e alcançar a eternidade. Nesses dias de Missão vamos rezar e convidar as famílias para seguir e formar a grande família de Deus. Que Jesus nos dê o Espírito Santo e nos envolva com sua graça, dando sabedoria para cumprir essa missão, sendo fiel ao seu pedido. Em cada casa que chegarem lembre-se do pedido de Jesus e diga “A paz esteja nesta casa”. Queremos levar essa paz que é de Jesus, comenta.

Ao final, fez a benção da água e aspergiu os missionários para serem, Missionários da Paz” durante essa semana Missionária.

Por Vânia Abdala

  • banner1000x120.jpg
  • capela.jpg
  • site-pascom2018.jpg