Semana Nacional da Família é finalizada com celebração da Santa Missa

DSC 3270

Domingo (15), a Paróquia São José finalizou na Matriz, a Semana Nacional da Família, na missa da Solenidade da Ascensão de Maria, presidida pelo Pároco Padre José Milton dos Reis.

A “Semana Nacional da Família” foi realizada de 12 a 18 de agosto. O evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), já faz parte do calendário das paróquias brasileiras. Com o tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, Casais do ECC (Encontro de Casais com Cristo), Pastoral Familiar e pastorais, durante toda a semana fizeram visitas e momentos de reflexões nas casas das comunidades de Muzambinho.

Padre José Milton ressaltou em sua homilia a Ascensão de Maria ao céu, como Deu seu Sim a Deus e cumpriu sua missão.

“Deus chamou Maria e ela disse sim. Ele também nos chama a cada dia e, a exemplo dela devemos responder a esse amor misericordioso aprendendo a acolher seus ensinamentos e palavras. Na celebração da Assunção de Maria ao Céu, vemos que ela foi levada o pelos anjos aos céus. Maria, Nossa Senhora, a chamamos assim porque é mãe do Nosso Senhor e mãe da fé. Ela mais do que ninguém soube escutar a palavra de Deus e colocar-se a caminho fazendo à vontade d’Ele. Após o SIM, já se põe a caminho indo ao encontro da Prima Isabel. Ela não se fechou no egoísmo, poderia se sentir a mais importante mulher da terra, pois seria a mãe do filho de Deus. Mas, na sua simplicidade se coloca a caminho para ajudar a prima. Nessas duas mulheres de fé se revela a bondade de Deus. Maria canta a bondade de Deus, escutou, acolheu e no dia a dia seguiu os passos de Jesus”.

Padre Milton colocou os fiéis a refletir o que Jesus fez, experimentou, viveu e a que ponto chegou para revelar o amor de Deus. Devemos imaginar como foi para Maria ser mãe de Jesus, uma jovem simples, uma mulher do povo, com fraquezas e limitações, exceto no pecado. Como foi difícil compreender os mistérios, como foi difícil estar aos pés da cruz, como foi difícil quando todos o rejeitaram. Mas, mesmo diante de todas as dificuldades ficou firme na sua missão permanecendo fiel, e por isso Deus a levou ao céu.

“Nesse dia recordamos que todos nós que respondemos sim como Maria seremos levados pelos anjos para junto de Deus, apesar de nossas dificuldades se nos esforçarmos e, cumprimos nossa missão devemos esperar a eternidade junto de Deus. Vivemos querendo ver Jesus, pedimos que sempre conduza nossos passos, trazendo a alegria que trouxe a Izabel e Zacarias, mas muitas vezes não levamos a sério a nossa missão de pais, mães e cristãos. Estamos finalizando a realização da Semana Nacional da Família. Durante toda a semana os casais se reuniram nas casas da comunidade para refletir sobre a importância da família como boa notícia, como um bem, um dom de Deus. Os casais deram seu sim quando casaram, deram seu sim quando realizaram o ECC e agora deram seu sim em cumprir a missão dentro da comunidade. Deus chamou Maria e José para ser a primeira família e continua chamando homens e mulheres para fazerem a experiência de serem amados por Jesus e também apresentá-lo ao mundo. Agradeço o Sim de cada um que cumpre o que Deus pede. Fazer o ECC é fácil, mas seguir a Missão é difícil. Que Deus Abençoe cada casal que deixou suas casas e foi visitar as famílias, Deus conhece o coração de cada um”, finaliza.

Por Vânia Abdala

  • banner1000x120.jpg
  • capela.jpg
  • site-pascom2018.jpg