Bênçãos do fogo e da água encerram o Tríduo Pascal

DSC 8467A Solene Vigília Pascal, mãe de todas as vigílias, é celebrada a Missa da Ressurreição, o ponto culminante da história da Salvação, Jesus que morreu por nós, ressuscita dentre os mortos. A celebração do último dia do Tríduo Pascal iniciou às 20h na Igreja Matriz e foi celebrada pelo Pároco José Milton dos Reis e, co-celebrada pelo Vigário Padre Leandro José de Melo. Ela contou ainda com várias leituras e Salmos, além de cânticos jubilosos que ficaram por conta do Coral dos Bócoli, regido por Acácio Vieira. Essa missa tem quatro partes: a liturgia da luz, da Palavra; liturgia batismal e liturgia Eucarística.

O Sábado Santo também conhecido como Sábado de Aleluia, é um resumo de nossa fé, a demonstração de todo o Amor de Deus para conosco, é Sua presença viva em nosso meio, como Luz e desejo de renovação. A Missa tem uma celebração com grande significado e complexidade litúrgica, devido à série de rituais que ocorrem. É o momento de se dar “Aleluia”, descobrir as imagens e, preparar o altar para receber o Cristo ressuscitado.

Logo na entrada da Matriz uma pequena fogueira foi utilizada para se acender o Círio Pascal. O fogo é sinal da presença de Deus na história. Ligado ao fogo, temos o Círio Pascal que aceso no fogo novo lembra o Cristo ressuscitado. Com a igreja no escuro, o Círio Pascal foi conduzido para dentro, onde os fiéis acenderam suas velas, bem como todas as velas dos cerimoniários, simbolizando a luz de Jesus e salvação do homem. Jesus atravessa a mansão dos mortos. Durante a missa também foi realizada a Benção da Água na Fonte Batismal para que aspergida sobre os fiéis pudessem renovar as promessas do Batismo e assim ter vida nova. A liturgia da palavra foi feita a luz do Círio, colocado ao lado do ambão, com leituras do antigo e novo testamento as quais relembram as maravilhas criadas por Deus e a caminhada do povo. Após a liturgia eucarística, que é o sacrifício da Cruz e a presença do Cristo Ressuscitado, dá-se início a Páscoa eterna.

Por Vânia Abdala

Comunidade São José - Matriz

Comunidade Nossa Senhora da Saúde - Palméia

Comunidade Nossa Senhora do Rosário - Moçambo

  • banner1000x120.jpg
  • site-pascom2018.jpg