Véspera de Natal: Celebração da Santa Missa de Natal ou Missa do Galo

DSC 5015No último dia 24, a comunidade participou da celebração da Missa de Natal ou Missa do Galo pelo Padre José Milton dos Reis, na igreja Matriz. Nesta Noite Santa reunidos no amor de Cristo todos foram convidados a renascer para uma vida nova. A Santa Missa iniciou-se com a igreja com meia luz até a entrada da imagem do Menino Jesus que foi levado pelos Coroinhas e Ministros da Eucaristia sob o som das campainhas anunciando o nascimento do Redentor. Nos primórdios da Igreja, os cristãos se encontravam para rezar na cidade de Belém à hora do primeiro canto do galo ou a meia noite.Com a expansão da Igreja, na vigília do Natal os fiéis se reuniam na igreja mais próxima e passavam a noite rezando e cantando. Antigamente, a igreja era toda iluminada com lâmpadas de azeite e tochas. As paredes eram revestidas com panos e tapetes. O templo era perfumado com alecrim, rosmaninho e murta. Desde o início desta devoção a véspera de Natal é suave e nobremente jubilosa por isso,a chamamos de Noite Santa.

Padre José Milton comentou que nesta Noite Santa, Deus, do mais alto dos céus, desce e se faz um de nós, vem ao nosso socorro, vem para nos pegar no colo e proteger, vem para nos conduzir cada dia na nossa caminhada neste mundo.

“Nosso Deus é um pai amoroso que está sempre atento às nossas dificuldades e, quer nos conduzir para a vida, o amor e a paz. Diante dos nossos sofrimentos e fraquezas por causa do nosso pecado, Deus tem compaixão e vem em nosso socorro. Jesus é Deus conosco e vem para nos resgatar e conduzir cada dia. Se abrimos nosso coração a sua presença, ele fará maravilhas por nós e em nós porque esta é a vontade de Deus e, para isso Ele foi enviado. Ele aceitou a missão e se fez um nós. Deus arma sua tenta vem fazer sua morada no meio de nós, pois, grande é o seu amor por nós. E preciso corresponder a este amor com nossas atitudes expressando o nosso desejo de tê-lo como nosso Senhor. Nesta Noite Santa queremos dizer: Vem Senhor Jesus ser presença na minha vida, no meu caminhar, abençoa minha família, meu trabalho, meus estudos para que dia após dia possa crescer no amor sobre vossa proteção. Vem me ensinar a viver e crescer como filho e filha de Deus”, comenta.

Finalizando, ele pediu a Deus que abençoe todas as pessoas que no tempo do advento participaram da novena de Natal preparando o caminho e abrindo as portas de suas casas, sendo luz para a chegada de Cristo Jesus.

Por Vânia Abdala

  • banner1000x120.jpg
  • site-pascom2018.jpg