Vida em Comunidade - é na comunhão que vivemos o amor, tema de sexta-feira

WhatsApp Image 2017 11 10 at 22.12.27Nessa sexta-feira(10), o tema da Segunda Semana Missionária em nossa comunidade foi a viver em comunidade, sendo o caminho da verdadeira felicidade, pois é na comunhão que vivemos o amor.

Hoje se fala muito em comunidade paroquial, comunidade escolar, comunidade familiar e até comunidades virtuais, mas na realidade vivemos num mundo onde cada um vive para si, um mundo cada vez mais anônimo, de pessoas isoladas pela competição e fechadas no individualismo. Os meios de comunicação que deveriam aproximar as pessoas acabamdistanciando. O individualismo tende a criar uma sociedade de consumismo na qual só estão em jogo os interesses pessoais. A família sofre todos esses efeitos que acaba tendo os valores perdidos e consequentemente a vivência em comunidade cristã.

O ser humano só consegue tomar consciência do mundo e dos outros, através do amor, da partilha que se dá na vida em comunidade. É ali que ele vai desenvolver seus dons e sua capacidade. As comunidades cristãs comprometidas com a fé e ligadas pelos laços de fraternidade,lutam pela paz e justiça, no mundo. Elas unem e fortalecem seus membros, superam individualismo com objetivos comuns, metas definidas e prioridades básicas.

Na comunidade cada um tem a responsabilidade de ajudar e sustentar a fé dos irmãos, com oração, doação e perdão. Ninguém nunca está só, saem do anonimato, deixam-se cativar e colocam seus dons e talentos a serviço. Também viver em comunidade não é fácil, acontecem tensões e conflitos, mas na comunidade é lugar de crescimento e desafios constantes,pois nem todos estão maduros para a vivência comunitária em harmonia e com grande capacidade para amar, mas, saber viver em comunidade é uma missão que se aprende a cada dia. E preciso superar limites e ir além dos interesses pessoais, olhar mais para o “nós” e menos para o “eu”, é lugar de oração, perdão e partilha.

Por Vânia Abdala

Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística – Jardim Altamira

Comunidade Santo Antonio – Alves

Comunidade Bom Jesus dos Passos – Bananal

Comunidade Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida – Barra Bonita

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe da Esperança – Belém

Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Bom Retiro

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe dos Caminhantes - Cachoeira do Cambuí

Comunidade Divino Espírito Santo - Cambuí

Comunidade Matriz São José - Centro

Comunidade Nossa Senhora da Saúde - Palméia

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe do Libertador - Patrimônio

Comunidade Santa Clara - São Domingos de Cima

Comunidade Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Sorriso - Soledade

Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Três Barras

Comunidade São Benedito e Santo Antônio – Alto do Anjo

Comunidade São José – Fazenda São José

  • site-pascom.jpg