Família – Berço para o Amor, tema de quinta-feira na Semana Missionária

DSC 2365O Papa João Paulo II, na carta às famílias, chamou a família de “Santuário da vida” (CF, 11). Santuário quer dizer “lugar sagrado”. É ali que a vida humana surge como que de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. É missão sagrada da família: guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida. O Concílio Vaticano II já a tinha chamado de “a igreja doméstica” (LG,11) na qual Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido; nele também foi ensinado que: “A salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar” (GS, 47).
Jesus habita com a família Cristã. A presença do Senhor nas Bodas de Caná da Galiléia significa que o Senhor “quer estar no meio da família”, ajudando-a vencer todos os seus desafios.

Desde que Deus desejou criar o homem e a mulher “à sua imagem e semelhança” (Gen. 1,26), Ele o quis “em família”. Por isso, a família é uma realidade sagrada. Jesus começou sua missão redentora da humanidade na família de Nazaré. A primeira realidade humana que Ele quis resgatar foi à família e viver nela por trinta anos. Com a presença D’elena família, Ele sagrou toda as famílias. O filho unigênito, consubstancial do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, entrou na história dos homens através da família.

Ao falar da família no plano de Deus, o Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que ela é vestígio e imagem da comunhão do Pai, do filho e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai. A família é a comunidade na qual, desde a infância, se assimilar os valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar corretamente da liberdade. A vida em família é iniciação para a vidaem sociedade. A Família de Nazaré sempre será o modelo para todas as famílias cristãs. Acima de tudo, vemos a famíliavive por Deus e para Deus, seu projeto é fazer a vontade de Deus. A sagrada família é a escola das virtudes porqual toda pessoa deve aprender e viver.

A família de Nazaré é mais do que nunca modelo de unidade, amor e fidelidade e hoje a família vem tendo destruída sua identidade e valores. Surge uma “nova família” que nada tem haver com a família de Deus e com a Família de Nazaré.

Os crimes, roubos, assaltos, sequestros, bebedeiras, drogas, homossexualismo, lesbianismo, ideologia do gênero, movimentos feministas, graves problemas morais e sociais que enfrentamos tem a sua razãomais profunda na desagregação familiar.

Como será possível, num contexto de imoralidade, insegurança, ausência de pai ou mãe, garantir aos filhos a base de uma personalidade firme e equilibrada e uma vida digna, com esperança? Grande é a porcentagem hoje de casais que se separam, destruindo as famílias e gerando enormetranstornos e sofrimentos aos filhos, que acabam crescendo sem amor e acompanhamento, carregando consigo uma carência afetiva para sempre.

A família de Nazaré ensina que segundo o plano de Deus, a família é formada por um casal, homem e mulher e filhos. E, não por uma caricatura de família ou “família alternativa”, na qual os pais já não são um casal,mas, um par do mesmo sexo.

A família desses tempos modernos, sópoderá se reencontrar e salvar a sociedade se souber olhar para a Sagrada Família e copiar o seu modo de vida: serviçal, religioso, moral, trabalhador, simples, humildade, amoroso. Sem isso, não haverá verdadeira família e sociedade feliz.

Por Vânia Abdala

Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística – Jardim Altamira

Comunidade Bom Jesus dos Passos – Bananal

Comunidade Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida – Barra Bonita

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe da Esperança – Belém

Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Bom Retiro

Comunidade São Francisco de Assis – Cohab

Comunidade Matriz São José – Centro

Comunidade Nossa Senhora do Rosário - Moçambo

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe do Cristo Redentor – Morro Preto

Comunidade Nossa Senhora da Saúde - Palméia

Comunidade Santa Clara – São Domingos de Cima

Comunidade Santo Antônio – Alves

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe do Libertador - Patrimônio

Comunidade Divino Espírito Santo - Cambuí

Comunidade São Benedito e Santo Antônio – Alto do Anjo

Comunidade São José – Fazenda São José

  • site-pascom.jpg