Ser filha e filho é estar disposto a aprender e crescer no plano de Deus

WhatsApp Image 2017 11 08 at 21.32.05Ontem,quarta-feira(8), a semana missionária refletiu com a comunidade o tema “Ser filho e filha e estar disposto a aprender e crescer para vida dentro da família no plano de Deus”.

Essa semana Missionária não é uma invenção do padre, ou do bispo, é o próprio Jesus que inicia quando enviou 72 discípulos de dois em dois. Assimagora estamos fazendo mesmo gestoindo a todos os lares levando a Sua palavra. Nossa paroquia, a nossa igreja está vivendo um tempo especial de missão. É um tempo que Deus nos convida a estar com Ele. Na verdade Jesus é o grande missionário do Pai.Nessa semana somos chamados a refletir sobre a família, Deus quis vir em uma família para ali crescer e fazer a experiência do amor.

Na segunda-feira refletimos o valor de ser pai e esposo, já no segundo dia, ser mãe e ser esposa e ontem missão de ser filho e filha. Não é por acaso que Deus nos coloca na família, assim como o homem e a mulher se unem um ao outro para crescer para a vida, os filhos também ajudam os pais a crescer para a vida. A mulher depois de se tornarmãe muda e aprende muitas coisas com a relação comos filhos e assim também os pais quando se tornam esposos e pais. Com os filhos também não é diferente.

A Primeira leitura da carta de São Paulo aos Romanos (12,3.9-21) nos apresentouque somos filhos de Deus e com isso devemos dar importância ao amor fraterno e solidário. Deus nos pede que através desse amor sejamos carinhosos, pacientes e principalmente solidários uns com os outros. Que devemos chorar com os que choram,alegrar com os que se alegram e abençoar os que nos amaldiçoam. Devemos dar ao inimigo também o que comer e beber, que sejamos misericordiosos uns com os outros. São Paulo em sua carta deixa bem claro para nós como devemos agir para sermos bons filhos de Deus. Assim também nós temos que aprender ater a capacidade de amar e ser amado e nos exorta a viver essa dinâmica em pequenos gestos e atitudes. Quais são os gestos dentro da família que estamos praticando respeito,carinho, a compreensão, o amor, estamos apontando os caminhos? Não somos perfeitos, mas essa aprendizagem se dá com a vivência.

No Evangelho de (Lucas 2,41-52) refletimos que, mesmo Jesus sendo filho de Deus, enquanto homem também demonstra obediência aos seus pais, Maria e José. Quando ele, com doze anos de idade ficapara trás na caravana da festa da Páscoa e vai para o templo com os doutores da lei, seus pais o encontram e dizem que ficaram preocupados com seu sumiço, Ele responde: “Não sabem que devo estar na casa de meu Pai?” Mas está escrito: “Jesus desceu então com seus pais para Nazaré e, permaneceu obediente a eles”. E,ainda mais,” Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens”.

Meus irmãos se até Jesus que é Deus obedeceu a seus pais na terra, nós como filhos estamos crescendo para a vida conforme Ele espera de nós? Para sermos irmãos em Cristo precisamos primeiro amar dentro de nossas casas e nossas famílias.

As famílias hoje não tem tempo para estarem juntos, os casais já não conversam,não se dá atenção, carinho e afeto. O corre-corre do dia a dia,as dificuldades já não deixam que os casais tenham tempo um para o outro. É preciso entender que os dois juntos precisamcuidar dos filhos e daqueles que Deus os deu como presente. Assim também são os filhos, precisam dos pais. Quando sabemos que precisamos de algo vamos buscar, então vamos buscar a união e a felicidade de nossas famílias. O maior presente que um pai e uma mãe pode receber é uma abraço, um carinho, um muito obrigado dos filhos. Precisamos cuidar daqueles quecuidaram de nós. Qual o pai e mãe que diante das dificuldades do filho e ameaças do mundo não os convida a estar perto? O pai e a mãequeremestar sempre perto dos filhos diante das dificuldades e alegrias. Assim também é Deus, que diante das nossas quedas,imperfeições e dificuldades não nos abandona e vem até nós e se faz um de nós para nos conduzir a vida. Aprendemos desde criança com nossos pais, catequistas e padres que Jesus é o caminho a verdade e a vida. Olhando para Jesus, escutando sua palavra e seguindo o que Ele ensinou vamos vencendo nossas dificuldades e caminhamos para a vida,para verdadeira felicidade e paz.

Então nos perguntemos,tenho cuidado do meu pai e de minha mãe? Tenho valorizado e agradecido por terem me dado atenção? De que maneira tenho cuidado de meus pais?

Vamos nessa Semana Missionária pedir a Jesus que nos perdoe pelas vezes que não demos atenção, não soubemos valorizar, não demos carinho, pelas vezes que fizemos chorar ou sofrer. Que Ele nos abençoepara sermos bons filhos, para juntos construir uma família capaz de amar. Que os filhos possam amar seus pais e juntos esposo e esposa amar seus filhos e assim viver numa família conforme o plano de Deus.

Por Vânia Abdala

Comunidade Santo Antonio – Alves

Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística – Jardim Altamira

Comunidade Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida – Barra Bonita

Comunidade Santa Rita – Barra Funda

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe da Esperança – Belém

Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Bom Retiro

Comunidade São Francisco de Assis – Cohab

Comunidade São Cristóvão – Jardim dos Imigrantes

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe do Cristo Redentor – Morro Preto

Comunidade Nossa Senhora da Saúde – Palméia

Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Três Barras

Comunidade São Judas Tadeu – Vila Bueno

Comunidade Santa Clara - São Domingos de Cima

Comunidade Bom Jesus dos Passos - Bananal

Comunidade Matriz São José - Centro

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe do Libertador – Patrimônio

Comunidade São Benedito e Santo Antônio – Alto do Anjo

Comunidade São José – Fazenda São José

  • site-pascom.jpg