Esposa e Mãe no Plano de Deus tema do Segundo dia da Semana Missionária

WhatsApp Image 2017 11 08 at 21.54.08Fazer das bem aventuranças o programa diário para nossas vidas. Como mulheres, mães, esposas, qual a nossa missão neste mundo? Este foi o tema do segundo dia da Semana Missionária em Muzambinho partilhado em todas as comunidades urbanas e rurais.

Na primeira leitura em (provérbios 31,10-31), vimos que a mulherforte é mais valiosa que pérolas. Ela trabalha, é lâmpada para os seus, protege do frio na neve, faz com seu marido seja respeitado, abre a boca com sabedoria e sua língua ensina com bondade. No evangelho de (Lucas 1,26-37) relembramos a anunciação do anjo à Maria. “Não tenha medo Maria porque você encontrou graça diante de Deus; Eis que dará a luz e porá o nome de Jesus e Ele será o filho do Altíssimo. E o Senhor lhe dará o trono de seu pai Davi, e o seu reino não terá fim. E ela pergunta: como se dará isso se não conheço homem algum? E o anjo responde: O Espírito Santo virá sobre você e o santo que nascer de você será chamado filho de Deus. E ainda falou sobre sua prima Isabel que iria ter um filho já na velhice. E Maria responde: Faça-se em mim segundo sua palavra! E o anjo deixa-a”.

Devemos nos perguntar será que nós estamos respondendo como Maria? Como estamos vivendo a missão que Deus nos deu? As mulheres do mundo de hoje estão esquecendo-se de sua verdadeira missão que é ser mãe, esposa e missionária. A vida moderna está impondo uma nova mulher que deve ser igualada aos homens, ter destaque profissional, ser independente que sóassim será feliz. A política social e econômica também contribui,pois, os salários que os esposos ganham já não são insuficientes para as despesas do lar e as mulheres precisam sair para contribuir com a renda familiar. Aquelasque tem filhos, são obrigadas a deixá-los em creches, escolas ou com babás destinando a elas a educação que é de responsabilidade dos pais e suprindo sua ausência com presentes e mais presentes incentivando um consumismo cada vez maior necessitando que trabalhemos cada vez mais.

Que fim as famílias terão, onde estão os valores de Deus que Maria iniciou quando foiescolhida para ser a mãe de Jesus? As mulheres podem sim ter uma vida profissional, mas precisam estar conscientes de suas responsabilidades e necessidades que é sua família, seu esposo e filhos para juntos serem exemplo de Família no Plano de Deus. 

O dom de ser mãe, de gerar um filho biológico ou do coração que são os filhos adotivos, sobrinhos, filhos da igreja e da profissão são presentes deDeus para nós. Maria foi exemplo de mãe psico-biológica (gerou e teve um parto),Lc 1,31 e mãe psico-espiritual(quando recebeu de Jesus na cruz todos os filhos da igreja), Jo 19,26-27.A mulher no plano de Deus é a maior demonstração de seu amor por nós. Em Gen 2,18-22, cita que ela é a companheira adequada do homem, depois dá a luz filho de Deus. Seus órgãos sexuais são internos, o que levam a recolhimento e hospitalidade, guarda o leite materno e o filho no ventre, também foi uma Mulher que encontrou o sepulcro de Jesus vazio. Em salmo 67-12, “a palavra ensina o sentido de ser mulher, apenas o senhor profere uma palavra e tornam-se numerosas às mulheres que anunciam a Boa Nova”. A mulher a exemplo de Maria é missionária, na comunicação é receptora sensível, conta casos com fidelidade e pormenores e espalha notícias com toda a riqueza dos detalhes.

Deus sempre valorizouas mulheres, masa sociedade insiste que não assumamos nossa missão. Os movimentos feministas tem como lema a valorização das mulheres,na verdade, seus ideais fazem com que nós mulheres nos afastamos cada vez de sermos mães e esposas, pois presam a liberdade, realização profissional e aprodução independente. Também, a mídiaestá impondo novos modelos de famílias e valores, e somos nós mães e esposas que temos que estar atentas ao que nossa família vem ouvindo e participando. Somos as primeiras evangelizadoras no lar, precisamos ter a sabedoria para guiar nossas famílias e comunidades precisamos serverdadeiras conhecedoras de nossa missão e dos valores de Cristo.

Vamos nesse tempo de intensa oração durante essa Segunda Semana Missionária em nossa paróquiapedir ao Deus Pai todo poderoso e Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior exemplo de mãe e perfeição de mulher e missionária que dê a todas as mulheres, esposas e mães a sabedoria, paciência e discernimento para ver o que é certo e errado e assim compartilhar entre aqueles que Deus colocou em nosso caminho os verdadeiros valores da Família no Plano de Deus.

Por Vânia Abdala

Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística – Jardim Altamira

Comunidade São Benedito e Santo Antônio – Alto do Anjo

Comunidade Santo Antonio – Alves

Comunidade Bom Jesus dos Passos – Bananal

Comunidade Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida – Barra Bonita

Comunidade Santa Rita – Barra Funda

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe da Esperança – Belém

Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Bom Retiro

Comunidade Santa Edwiges – Brejo Alegre

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe dos Caminhantes – Cachoeira do Cambuí

Comunidade Divino Espírito Santo – Cambuí

Comunidade São Francisco de Assis – Cohab

Comunidade São Cristóvão – Jardim dos Imigrantes

Comunidade Nossa Senhora das Mercês – Macaúbas

Comunidade Matriz São José - Centro

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe do Cristo Redentor - Morro Preto

Comunidade Nossa Senhora da Saúde - Palméia

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe do Libertador – Patrimônio

Comunidade Santa Clara - São Domingos de Cima

Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Três Barras

Comunidade São José – Fazenda São José

  • site-pascom.jpg