Semana Missionária se inicia com grande participação dos fiéis

WhatsApp Image 2017 11 07 at 21.13.25A Segunda Semana Missionária que deu início as atividades segunda (6), logo de manhãzinha com caminhada de oração, terço e seguiu durante todo o dia com visitas nas casas encerrando-se com a celebração da Palavra e Santa Missa. Cada noite um tema será refletido nas comunidades urbanas e rurais.

Segundo os coordenadores o primeiro superou as expectativas,pois, as comunidades tiveram uma excelente participação.

O primeiro tema a ser refletido foi a ternura e compaixão, o com aqueles que Deus colocou em nosso caminho para juntos cumprir nossa missão. Como homem, esposo e paidevemos refletir como estamos vivendo a missão que Deus nos deu.

Como esposo ouvimos na primeira leitura nacarta de São Paulo aos Efésios (5,15-21.25-33) refletimos o que a palavra de Deus quer nos falar “Maridos amem suas mulheres como Cristo amou a igreja e se entregou por ela”, vejam que o amor e respeito para com nossas esposas devem ser grandiosos, igualando-se ao amor de Cristo pela Igreja. Quem ama cuida e respeita. Ninguém odeia ou machuca a própria carne. Vamos cuidar de nossas esposas,ajudando com a educação dos filhos, tarefas de casa, dando-lhes um tempo de descanso, sejamos carinhosos, nos preocupemos com elas, pois são um presente de Deus para nós. O que seria de nós sem elas?

No Evangelho de(Lucas 15,11-32)ouvimos sobre a parábola do Filho Pródigo que pegou sua herança e foi embora, mas depois que perdeu tudo e começou a sofrer reconheceu seu erro e volta para a família que é nosso bem maior. Quando chegaé recebido de braços abertos pelo pai. Assim devemos ser nós, homens, nunca abandonar ou deixar de cuidar daqueles que Deus nos deu de presente, nossas esposas, filhos, irmãos, pais. Não podemos deixar o poder, a ambição, o egoísmo tomar conta de nossa vida e de nossa família. Temos o dever de agir como o Pai da parábola que sempre perdoa e recebeàqueles que buscam a segurança e o nosso auxílio. Temos ainda o dever de como aquele pai misericordioso ensinar os valores cristãos e da família, pois esses foram lembrados pelo filho quando estava sofrendo e caindo em si disse:“Quantos dos empregados de meu pai tem fartura e eu aqui morrendo de fome, vou levantar e dizer a ele, pai pequei contra ti e a Deus, e não mereço ser chamado de teu filho”.

Essa é a maior prova de que os valores, exemplos, ensinamentos que aprendemos na família nunca serão esquecidos e vão fazer toda a diferença no decorrer da vida.E nós como estamos agindo como pais, temos dado o apoio e carinho necessárioapoiando, cuidando para que cresçanossos filhos cresçam com segurança e sabedoria necessárias para enfrentar as dificuldades do mundo? Estamos reservando um tempo para conversar e brincar ou apenasfazemos exigências? Hoje com a modernidade, os filhos tem roupas caras, aparelhos eletrônicosde ultima geração, mas estão ficando sem nenhuma referencia dos valores cristãos e da vida, parece que tudo foi suprido pelos bens materiais.
Temos que ter em mente a importância de um pai, mas também não esquecer que alguns homens são pai irmão, pai tio, pai avô, esses homens que também contribuem para a formação da pessoa de acordo com os valores cristãos.

Tem uma frase de Frei Raniero Cantalamessa, pregador do Vaticano que diz: “O filho que recebe todo o dinheiro do mundo vai gastá-lo até passar necessidade e ofilho que recebe todo amor do mundo conquistará o mundo inteiro”.

Deus como Pai misericordioso que nunca nos abandona e que sempre perdoa peçamos agraça de cumprir nossa missão como esposo, pai e homem, que sejamos como Ele que nunca abandona, que possamos ser companheiros verdadeiros daqueles que Ele colocou aos nossos cuidados. Rezemos também pelos homens da nossa politica para que sejam iluminados pelo Espírito Santo para que as leis que forem criar e aprovar primeiramente levem os verdadeiros valores que Cristo nos ensinou tendo o amor e a valorização da família no Plano de Deus em primeiro lugar.

Por Vânia Abdala

Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística – Jardim Altamira

Comunidade Bom Jesus dos Passos – Bananal

Comunidade Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida – Barra Bonita

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe da Esperança – Belém

Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Bom Retiro

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe dos Caminhantes – Cachoeira do Cambuí

Comunidade Nossa Senhora das Mercês – Macaúbas

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe do Cristo Redentor – Morro Preto

Comunidade Santa Clara – São Domingos de Cima

Comunidade Santa Edwiges – Brejo Alegre

Comunidade Nossa Senhora da Saúde - Palméia

Comunidade Matriz São José - Centro

Comunidade Divino Espírito Santo - Cambuí

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe do Libertador - Patrimônio

Comunidade São Benedito e Santo Antônio – Alto do Anjo

Comunidade São José – Fazenda São José

  • site-pascom.jpg