Missa do Sagrado Coração de Jesus e Dia do Padre

DSC 0052Na última sexta-feira, foi celebrada na Igreja Matriz São José, a Missa pelo Dia do Padre e do Sagrado Coração de Jesus.

Os Santos deixam entre nós sua marca de simplicidade e de humildade, São João Maria Vianney é um deles. Com esforço contínuo e dedicação, enfrentando dificuldades chegou ao sacerdócio em 1815, sua amabilidade, bondade, simplicidade e sinceridade o fizeram respeitado e querido do povo. Transformou o humilde povoado de Arns na França no verdadeiro centro de atendimento do povo incansável no confessionário e na orientação pessoal e determinado na pregação do evangelho convertia, fortalecia e guiava a fé cristã. Deus continua a escolher os humildes para confundir os fortes.

Na homilia, o Pároco José Milton dos Reis inicia a celebração recordando a todos que hoje celebramos a festa de São João Maria Vianney e também a festa do Sagrado Coração de Jesus, toda primeira sexta-feira de cada mês, recordamos o grande amor de Deus por nós que não nos deixa só nos dar um Salvador Jesus vem até nós para nos resgatar do pecado para vida para graça para participação do Reino de Deus. Queremos nesta celebração agradecer a Jesus por que nos acolhe cada dia no seu coração misericordioso e nos fortalece para que possamos cada dia e ver e crescer como filhos de Deus. Jesus ao voltar para o Pai quis ficar pertinho de nós, de maneira especial na Eucaristia do Pão Eucarístico, ele mesmo disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu, quem come deste pão viverá” e pediu aos Apóstolos que continuassem sua missão, tornando presente na vida do povo através da pregação da palavra e também da celebração da Eucaristia. Os apóstolos transmitiram para os seus a experiência que fizeram com Jesus e em cada assembleia, em cada reunião que faziam também recordavam o gesto de Jesus que se ofereceu como alimento. Hoje nós repetimos o mesmo gesto, damos graças a Deus por que é misericordioso, recordamos o seu grande amor manifestado em Jesus, que entregou sua vida por nós, que se fez pão e se fez alimento, e queremos pedir a Jesus a graça de corresponder a este amor sendo fiel a aquilo que Ele nos ensinou. Ser santo é dom de Deus é chamado que Deus faz a cada um de nós e a todos, é a graça de Deus que nos conduz, mas eu, nós precisamos responder ou corresponder a este chamado sendo fiel a vontade de Deus sendo fiel aquilo que Deus nos pede, por isso nós queremos pedir a Jesus hoje esta graça a graça de ser fiel.

Hoje queremos rezar de maneira especial pelos Padres e queremos rezar pedindo a Jesus que abençoe todos os nossos Padres para que, possam de fato ser fiel na missão que receberam de anunciar a Boa Nova do Reino e ajudar o povo de Deus a conhecer e a seguir Jesus de tornar presente Jesus em cada celebração na Eucaristia, para que nesta comunhão através da palavra, através do pão Eucarístico, possamos sempre e cada dia viver e crescer como filhos de Deus. Jesus é nosso Pastor, veio até nós e espera de nós uma resposta, os Santos foram aqueles ou aquelas que responderam a este chamado e manifestaram sua fé com atitudes e hoje vivem junto de Deus.

Padre José Milton salienta que nós ouvimos no Evangelho que Jesus vai a sua cidade e ali não pode fazer muitas coisas, porque o povo não tinha fé. Nós devemos perguntar hoje: e eu? E o povo hoje tem fé? O que é ter fé? Ter fé não é só um sentimento, ter fé não é conhecer Jesus, ter fé não é admirar Jesus, é tudo isto, mas algo mais: ter fé é caminhar ou viver segundo os ensinamentos de Jesus, ter atitudes que demonstra minha fé, não basta eu dizer eu acredito em Deus é preciso que no dia a dia eu manifeste com atitudes esta minha fé, eu creio e porque creio pratico aquilo que ele ensinou.

São João Maria Vianney era um homem, um jovem simples humilde, mas manifestou a sua fé e converteu toda aquela pequena cidade e quase toda a França com seus ensinamentos e suas atitudes simples. Umas das atitudes de São João Maria Vianney, o povo naquela época estava abandonando a fé, ninguém mais já participava das missas, ninguém mais ia à Igreja, São João Maria Vianney tinha um grande amor por Jesus e ao ver que Jesus estava sempre sozinho e nunca ou dificilmente alguém vinha visitar ele se propôs a estar sempre do lado de Jesus, pegou a sua cama, trouxe para capelinha e dormia ao lado de Jesus, para não deixar Jesus sozinho. Sua paixão, seu amor por Jesus foi comovendo o coração daquelas pessoas, atitude simples até parecia uma loucura pegar o seu colchão trazer para capelinha e dormir ali para não deixar Jesus sozinho. Para expressar o seu amor, a sua gratidão, Ele deu sua vida por nós Ele quis ficar perto de nós, Ele quer nos resgatar para vida, mas nem sempre nós O procuramos, nem sempre nós O acolhemos, nem sempre nós O buscamos de coração sincero.

Nós queremos pedir a Jesus esta graça, este dom e também através de atitudes, gestos concretos expressar nossa fé, ser fiel aquilo que Ele nos ensinou, viver e crescer cada dia como filhos e filhas de Deus, para que terminado os nossos dias nesse mundo possamos então voltar à casa do Pai. Peçamos a São João Maria Vianney que lá do céu interceda por nós, nos ensine a amar Jesus como ele amou abençoe nossos Padres, que abençoe nossas comunidades para que possamos ser fiel a Jesus como ele foi e um dia possamos alcançar a Glória de Deus nos céus, finaliza Padre Milton.

Ao final da celebração, Daísa dos Reis Riboli Rodrigues do Apostolado da Oração, proferiu o seguinte agradecimento ao Padre José Milton: “ser Padre, é realmente ser abençoado, escolhido por Deus, não é uma tarefa fácil, é deixar tudo para estar nas mãos do Senhor. é uma tarefa que exige muita vocação, dedicação, amor e isso Padre Milton nós percebemos no senhor, é uma pessoa que caminha lado a lado com Jesus é uma pessoa especial, que está lado a lado com Deus, pode celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, nos acolher como pecadores e nos mostrar a salvação no nosso dia-a-dia e por isso Padre Milton, o senhor está sempre presente em nossas orações do Apostolado da Oração. Que São João Maria Vianney possa interceder em especial para o senhor e para o nosso Vigário Padre Leandro, para que vocês possam caminhar na santidade aqui na terra, para que um dia possa contemplar face a face. São João Maria Vianney rogai por todos os Padres parabéns pelo seu dia.”.

Por Diego Augusto da Silva

 

  • site-pascom.jpg