Comunidades celebram o mês de Maria

DSC 7148

A ideia de um mês dedicado especialmente a Maria vem desde o século XVII. Foi nesta época que o mês de maio e de Maria combinaram, fazendo com que nesse período acontecem celebrações especiais organizadas cada dia durante todo o mês. Este costume durou, sobretudo, durante o século XIX e é praticado até hoje. As paróquias costumam rezar no mês de maio diariamente a oração do Santo terço fazendo um altar especial e coroações.

Através das flores ofertadas durante a coroação a beleza e as virtudes de Maria são lembradas. Devemos separar um lugar especial para Maria, não por ser uma tradição comemorada há muitos anos na Igreja ou pelas graças especiais que se pode alcançar, mas porque Maria é nossa Mãe, mãe de todo o mundo e porque se preocupa conosco.

Maria, escolhida para tão alta missão. São Paulo, na Carta aos Gálatas (4,4), diz claramente o pensamento divino de nos enviar o Seu Filho, quando os tempos estivessem maduros, uma Mulher era predestinada.

Várias são as passagens em que Maria se apresenta como em Bodas de Caná, quando age como intercessora. Também, o seu silêncio e humildade quando acolhe por vontade divina, a palavra do mensageiro, silenciosamente. Deus tem o direito de escolher e por isso ela diz apenas o generoso “sim” que a tornou Mãe de Deus.

Maria-Mãe e sua corajosa atitude diante do sofrimento quando teve de fugir para o Egito com o esposo, para que a crueldade de Herodes não atingisse o menino Jesus. E continuando a trajetória, de pé, ali no Calvário, sofre e associa-se ao sacrifício do Redentor. É a mulher forte, a mãe corajosa e firme, a quem a dor não derruba. É a Senhora das Dores e a profecia do velho Simeão se cumpre, quando disse “Uma espada de dor transpassará a tua alma”

Por Vânia Abdala

Abaixo algumas Coroações de Nossa Senhora realizadas:

Comunidade Alto do Anjo

Comunidade Belém

Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Alto da Aparecida

Comunidade Ponte Preta

Comunidade Rosa Mística

Terço dos Homens

Matriz

Pastoral Familiar

  • banner1-1000X120.jpg
  • banner3-1000X120.jpg
  • banner_1000X120_São_Francisco.jpg