Tríduo Vocacional da Ordenação de Dione Piza

DSC 5310

Iniciado na última sexta-feira 28 de abril o Tríduo Vocacional em preparação para a Ordenação Presbiteral do Diácono Dione Piza, na Matriz São José.

Na sexta-feira Padre José Milton dos Reis, celebrou e a homilia nos trazia que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre, mas o Seu modo de agir é sempre novo. Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus” (At 5,40-41).

No sábado, padre Eder, da Paróquia de São Paulo Apóstolo, da cidade de Alfenas, em sua homilia, diz que “o Padre precisa também ter três qualidades do Jesus ressuscitado.”

“Que essas três qualidades estejam presente na vida do Diácono Dione e são elas: ser presença, ter interesse e unção”.

Ser presença principalmente no confessionário, velório e hospital. No confessionário, pois encontramos pessoas arrependidas e machucadas. Precisamos abraçá-las. No velório porque o luto é amor e nos hospitais porque precisamos dar apoio. Faltaram-se em alguma festa as pessoas até esquecem, mas se somos presente na dor daquele que necessita nunca seremos esquecidos. Além dos padres todos os que amam também precisam ser presença na vida do irmão também.

Outra qualidade do Jesus ressuscitado é estar interessado. Como vimos no evangelho de hoje Jesus se interessa pelos discípulos de Emaús. Jesus ressuscitado é alguém que interessa na dor do povo. Dessa forma, também o Padre tem que estar interessado de como andam as pastorais e movimentos, por uma igreja bem estruturada e ainda como anda o seu povo. E os féis não podem apenas esquentar os bancos devemos nos perguntar estamos interessados no que acontece com nossa comunidade e nossos irmãos necessitados, ” comenta o padre.

E como terceira qualidade do Cristo Ressuscitado, o padre lembra a Unção. Como Jesus fez arder o coração dos discípulos, os padres tem que fazer o coração do povo, também arder.

“E para isso precisamos nos preparar para anunciar o evangelho, precisamos fazer muita oração para que o Espírito Santo nos ilumine. Os fiéis precisam sair da igreja com o coração ardendo de amor ao próximo, de mudança de atitude, de ser verdadeiros discípulos de Jesus”, acrescenta.
Finalizando a Missa, o padre pede que toda a comunidade abençoe o Diácono Dione, e que ele seja um padre de presença, interesse e unção. Na ocasião, o Diácono também agradece a presença do padre Eder, seus familiares e convida a todos os presentes para sua ordenação que será no próximo sábado às 09h30 na Igreja matriz, e após, no domingo sua primeira missa na comunidade da Barra Bonita às 09h e à noite na matriz às 19h.

No domingo, Padre Henrique Neveston, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Cabo Verde-MG, celebrou e trouxe a todos que “a primeira verdade que queremos contemplar, neste terceiro Domingo da Páscoa, é que Jesus caminha conosco, está ao nosso lado, está no meio de nós. Às vezes, estamos tão cegos, atônitos com os problemas, as dificuldades e os tormentos da vida, que não reconhecemos nem mesmo a pessoa que está ao nosso lado.

Padre Henrique destaca que os povos antigos possuíam apenas dois sacramentos: a Palavra e a Eucaristia. Quantas vezes nos aproximamos dessa mesa sagrada, comemos desse Pão e bebemos desse Vinho, mas não reconhecemos Jesus! Até fazemos uma comunhão, mas não é simplesmente saber. É preciso reconhecer, encontrar-se com Ele na Eucaristia. A Palavra está sempre com a Eucaristia e não pode ser celebrada sem ela. A Eucaristia não é Eucaristia se a Palavra não for proclamada sobre ela. A Palavra e a Eucaristia abrem nossa mente e nosso coração, para que possamos ver e reconhecer, para que nosso coração possa também arder com a presença maravilhosa de Jesus que está no meio de nós.

Encerrando, padre Henrique cita o quanto é importante para uma comunidade formar um Padre, não para a comunidade, mas para o mundo, e que nossa Paróquia deve mesmo celebrar esse momento especial na vida do Diácono, fazendo festa, espalhando a todos os cantos da cidade e convida a todos a estarem presentes na Ordenação Presbiteral que irá ocorrer no próximo sábado 06 de maio.

Por Vânia Abdala e Diego Augusto da Silva

 

 

/>/>/>"""""""""""""""""""""""""""""""""""""</p>"</p>"</p>"</p>"</p>"

  • site-pascom.jpg