Celebrado o dia de Santo Expedito: o Santo das Causas Justas e Urgentes

DSC 8805

Foi realizada na comunidade urbana Santa Rita e Santo Expedito, no bairro Barra Funda no último dia 19 de abril a Missa festiva pelo dia de Santo Expedito, conhecido como o santo das causas urgentes pelo pároco Padre José Milton dos Reis.

Santo Expedito aparece nas imagens segurando uma Cruz em que está inscrito “Jodie” (Hoje), e pisando em um corvo, no qual está gritando “Cras” (Amanhã). Segundo consta na sua história religiosa da Canção Nova essas palavras nos ensinam a não duvidar nem por um momento da grande misericórdia de Deus e não adiar para amanhã a oração devota e confiante. Precisamos chamar sempre o Senhor como nosso advogado, ao lado da Santíssima Virgem.

Santo Expedito foi martirizado na Armênia, onde era comandante-chefe da XII Legião Romana, aquartelada na cidade de Melitene, no fim do século III. Ele era de vida devassa, mas um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. Foi então que lhe apareceu o espírito do mal em forma de corvo, e esse gritava “cras, cras, cras (…)!”, palavra em latim que quer dizer “amanhã”, ou seja, deixa sua decisão para amanhã! Não tenhas pressa! Espere pela tua conversão! Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo grita “HODIE” (hoje), nada de adiamento! É agora, Cristão convertido! Assim como toda a sua tropa, Expedito foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador, ele foi flagelado até sangrar e depois decapitado pela espada. Pela sua conversão imediata e não tardia, Santo Expedito é invocado nos casos que exigem solução imediata, e nos assuntos em que, alguma demora em sua solução, poderia causar prejuízo. Santo Expedito não adia o auxílio e intercessão que pode nos oferecer para amanhã. Sua determinação nos estimula a nunca adiar nossa conversão também para amanhã. Sua história desperta -nos para a batalha espiritual vivida nos dias de hoje quando os tempos evidenciam a necessidade da rápida, e cada vez mais urgente, conversão, sem adiar para amanhã.

Por Vânia Abdala

  • banner1000x120.jpg
  • capela.jpg
  • site-pascom2018.jpg