Solenidade de São Pedro e São Paulo e Dia do Papa

DSC 9671A Igreja Católica comemora no primeiro final de semana de julho a solenidade de São Pedro e São Paulo. Dois apóstolos, colunas que sustentam a nossa fé, quando duas pessoas tão diferentes, Jesus chama a estar com Ele e geram a harmonia necessária à evangelização.

Em sua homilia, Padre José Milton dos Reis, nos lembra que, Jesus se fez homem para mostrar o caminho que leva ao Pai. E, convida homens e mulheres para que caminhem com Ele e aprendam coisas boas e bonitas que só um Pai amoroso pode apresentar.

“Jesus chamou Pedro, homem simples e pescador. Ele tocou seu coração e Pedro pode ver os milagres que Jesus realizou confirmando o que Ele ensinava. Pedro foi experimentando o amor do homem de Nazaré, se fez amigo e discípulo de Jesus. Mas, em dado momento percebe que as coisas não são fáceis, sentiu incapaz, tenta voltar atrás mas não consegue, porque a graça de Deus o tinha envolvido, viu que tinha a missão evangelizadora. Já, Paulo, homem com formação, perseguidor de cristãos, tem o primeiro mártir, morto apedrejado a seus pés. Mas Jesus toca seu coração, muda radicalmente de perseguidor a ser um evangelizador.

Dois homens que para nós são exemplos. Quando celebramos a vida dos santos recordamos a sua glória no céu e devemos aprender deles exemplos de vida. Dois homens que de diferentes maneiras Jesus tocou seu coração e transformou suas vidas, transformando-os em verdadeiros apóstolos e evangelizadores”, fala.

Padre Milton comenta ainda segundo o evangelho de Mateus, que Jesus pergunta aos discípulos quem é Ele e alguns respondem que é “João Batista, outros que é Elias e, outros ainda que, que é Jeremias ou algum dos profetas”; mas Simão Pedro disse: “Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo”.

“E nós, o que respondemos a Jesus se ele perguntar quem é Ele? Para o mundo, é grande sábio, grande profeta, milagreiro, que marcou a história, muitos o admiram mas, não são capazes de se tornar discípulos Dele. Será que realmente deixamos Ele fazer parte de nossa vida? Deixamos Ele entrar em nosso coração? Aceitamos seus ensinamentos? Temos assumido nosso compromisso de Cristão? Jesus é o Senhor de nossa vida? Ou será que o senhor de nossa vida é o deus do dinheiro, do poder, dos prazeres do mundo, do individualismo?

Somos capazes de como Pedro e Paulo deixar tudo e seguir Jesus? Vamos pedir nesse dia que aumentemos nossa fé, não abandonemos Jesus diante de nossas fraquezas, que possamos cumprir nossa missão, que Ele nos dê a graça de Deus, o Espírito Santo que converta nossa coração para que no dia a dia possamos testemunhar com atitudes e palavras a nossa passagem por essa vida e um dia, como Pedro e Paulo que apesar de todas as dificuldades foram fiéis até o fim quando Pedro foi crucificado e Paulo, decapitado, e um dia conseguirmos a vida eterna.

Por Vânia Abdala

  • site-pascom.jpg