Tradição da Reza do Santo Terço aos Santos Juninos

WhatsApp Image 2017 06 27 at 09.14.47Comemorar o mês de junho é um hábito antigo em várias partes do mundo. Antes do nascimento de Jesus, os povos pagãos do Hemisfério Norte celebravam o solstício de verão, o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que, lá, acontece em junho. As festas ocorriam para pedir aos deuses a fertilidade da terra e garantir boas colheitas nos meses seguintes. Com o avanço do Cristianismo, a Igreja incorporou a tradição e, no século 6, os ritos da festa do dia do solstício, em 21 de junho, passaram para o dia do nascimento de São João Batista, em 24 de junho. Mais tarde, no século 13, foram incluídas no calendário litúrgico as datas comemorativas de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29). É por isso que esses três santos são os padroeiros das festas juninas.

São Paulo (dia 29) apesar de ser comemorado também do mês de junho, não é considerado um santo dos festejos juninos, mas o apóstolo dos gentios, foi perseguidor que se transformou no grande pregador. Dele São Jerônimo disse: “Jamais o mundo verá outro homem da envergadura de São Paulo”. Nasce em Tarso. Romano por nascimento, judeu de raça e de religião, fariseu zeloso com sólida formação na escola de Gamaliel. Sua conversão aconteceu às portas de Damasco e sua queda do cavalo passou a ser símbolo de toda conversão (At. 9, 4)
As festas juninas são celebradas com muito entusiasmo pelo nosso povo. As famosas “fogueiras”, as danças denominadas “quadrilhas”, os fogos de artifício, a reza do terço, o quentão e a pipoca (propícios para o mês de junho – mês do frio) constituem parte de nosso folclore e nem por isso perdem o seu colorido religioso e, por isso mesmo, fazem parte da religiosidade popular.

Em Muzambinho, na tarde do domingo, 25 de junho, aconteceu na Capela Nossa Senhora das Graças (Dona Rosária) o tradicional terço em honra a Santo Antônio, São João, São Paulo e São Pedro, contando com a participação de fiéis e moradores locais, dos seminaristas e ao final o Padre Leandro José de Melo realizou a benção sobre todos e o mastro com as bandeiras foi erguido. Dona Rosaria agradeceu a participação de todos que levaram quitandas e contemplaram o terço.

No sábado, 24 de junho, também aconteceu a realização do Santo Terço Junino em honra a São João, na Fazenda São José, contando com a participação de moradores locais e sendo conduzido pelo Sr. Ladir. Ao final, dona Zaíra e Raquel agradeceram a cada um que esteve presente e ajudaram na realização e todos puderam saborear as comidas típicas ao redor da Fogueira de São João.

Por Diego Augusto da Silva

Terço na Capela de Nossa Senhora das Graças - em honra a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo

Terço na Fazenda São José - em honra a São João

Terço na Comunidade Santa Maria Rosa Mística - Jardim Altamira

Terço na Comunidade Palméia - Casa do Geraldo e Fátima, em louvor a São João

Terço na Comunidade Bom Jesus dos Passos - Bananal

Terço na Comunidade Nossa Senhora de Fátima - Três Barras

Terço na Comunidade São Judas Tadeu e São Brás - Vila Bueno, casa da Família Romão de Melo

  • site-pascom.jpg