Centro - Nossa Senhora Aparecida

Histórico da comunidade

Quando nasceu?

No dia 07 de setembro de 1992 é colocada a pedra fundamental no local onde está construída a atual Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no entanto, o acontecimento está documentado como “Acta de lançamento da pedra fundamental da Igreja do Rosário”,no livro de ata da prefeitura, pagina 04, pelo Exmo. Sr. Coronél Aristides Coimbra, construída em uma área de 357m quadrados, em terreno doado pela prefeitura municipal de Muzambinho, durante a gestão do Sr. José Januário de Magalhães, conforme requerimento apresentado por uma comissão construtora da igreja, chefiada pelo Sr. Lindolfo Coimbra em 20 de agosto de 1931. O Jovem Lindolfo Coimbra adoeceu e em sua doença fez promessa para Nossa Senhora Aparecida, que se ele sarasse, mandaria construir uma igreja em sua homenagem. Então quando ele recuperou a saúde, procurou os fazendeiros e a população local para arrecadar meios para a construção da igreja, que demorou em torno de vinte anos para ser construída, a igreja continua com as mesmas características originais.

De acordo com o livro do Tombo da paróquia, 1º livro do ano de 1938, na página 10, o vigário da paróquia, Frei Querubin (Frei Cherubin Breaumelhg O.F.M),relata sua ofensiva em prol da construção da capela “consta a emissão de duas mil apólices,em empréstimos sem juros e sem prazo, onde os Srs. Orozimbo Costa e Lindolfo Coimbra, assumiram a ação junto com o vigário. O vigário contratou o empreiteiro e mão de obra de todo o serviço, por dentro e por fora, pela soma de 400 Réis, no entanto, nas apólices foram colocadas apenas 250 Réis, depois de uma semana, foi necessário parar os trabalhos por falta de dinheiro. O construtor da capela, José Augustinho, vindo de Belo Horizonte e o empreitero Benedito Bedeu, filho de Geraldo Bedeu, e seu auxiliar Luiz Goulart da Silva.

Frei Florentino foi quem iniciou a construção da capela em 1932 e 1934, e foi Ferdinando Montanari quem começou a construção, depois passou para Benedito Leocádio. Um italiano Leôncio Pelloso morava em Guaxupé que fez o desenho. Como levou muitos anos a construção, trabalharam vários pedreiros, serventes, pintores. Com o senhor Emenergildo trabalharam: Américo Montanari, Benedito Leocádio, Willian Pioli, Luiz Scafella, Antonio Tristão.

Em 1942, criou-se uma comissão permanente encarregada de obter recursos financeiros para as obras sendo estabelecidas, por Frei Querumbin e pelos senhores Sebastião Araci Pereira, José de Luna Botelho, Antonio Inacarato, José Antonio da Silva, Galdino Araujo, Jovinio Machado, Armando Vieira e Tomaz Gaspar.

Entre os dias 18 e 26 de setembro de 1943, foi realizada festa para terminar a construção da igreja, a festa era composta de Missas, concursos, leilões... Foram realizadas muitas festas para o término das obras. De 8 a 15 de agosto de 1945, é feita a ultima festa antes da inauguração que ocorre em 08 de dezembro 1945, o povo fez doações das imagens ,Nossa Senhora Aparecida foi doada por Calimério José Cerávolo em 30 de julho de 1947. Ambos vindos da França em 1948/1949, casal Domingos Mazili e senhora (na época o vigário era Frei Rafaél).Os Vitrax foram feitos em São Paulo, pelo Russo Conrado Sorgenichit.

Quem exerceu o cargo de coordenadores estes anos?

A primeira zeladora da capela foi a senhorita Candida Rubina de Oliveira, pessoa que dedicou sua vida para servir as pessoas doentes, pois era ótima enfermeira, e também servia muito á Deus, zelando pela capela com muito amor. Foi substituída por Dona Geralda Riboli. Participaram também Adelaide, D.zilda Bueno, Antonia de lima, Lourdes Casagrande, Jacira e Regina Casagrande, Dinair e Célia Abdala, Cesária e Iris Correia e Regina Reis, Maria dos Reis e Maria Aparecida Magalhães Prado.

Os momentos mais fortes e acontecimentos que mais marcaram a comunidade ou o grupo?

Semana Santa em nossa capela com a Vigília,k Coral, Adoração do Santíssimo, Primeira Comunhão, Celebração de três casamentos, Terço dos homens e da Divina Misericórdia e também o Terço de Nossa Senhora Aparecida, livro dos devotos para arrecadar dinheiro para a reforma, liberação da reforma pelos órgãos competentes, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Início da reforma, almoço de Nossa Senhora Aparecida.

Quem são os coordenadores da comunidade atualmente?

Maria Aparecida dos Reis Salomão e Maria Aparecida Magalhães Prado.

Quais são as principais atividades da comunidade?

Catequese, canto, liturgia, Crisma, Movimento Divina Misericórdia, Zeladoras da casa da Mãe ou seja equipe de limpeza, Terço dos Homens, toda segunda-feira Terço de Nossa Senhora Aparecida, Toda terça-feira Plantão de Oração da RCC, Movimento da Mãe Rainha.

Quais as prioridades para o ano de 2015?

  • Terminar a reforma da igreja;
  • Manter a comunidade unida e em atividade;
  • Fazer eventos para angariar fundos para a reforma;
  • Formar equipe de Liturgia;
  • Coordenadores de reflexão com maior participação de todos;
  • Catequese para novos com curso;
  • site-pascom.jpg